Seguidores

quinta-feira, 10 de março de 2011

Jerônimo Vingt-un Rosado Maia e a Família numerada

Por: José Mendes Pereira

Vingt-un Rosado

               Jerônimo Vingt-un Rosado Maia nasceu em Mossoró, no Estado do Rio Grande do Norte, no dia  25 de setembro de 1920, e faleceu  no dia 21 de dezembro de 2005. Era filho do farmacêutico Jerônimo Rosado Maia, vindo lá de Pombal, no Estado da Paraíba, e dona Isaura Rosado Maia. 

              Jerônimo Vingt-un Rosado Maia era o vigésimo primeiro filho do casal, e foi o último a falecer. Formado em agronomia. Foi por vários  anos diretor da Escola Superior de Agricultura de Mossoró, atualmente UFERSA, e importante personalidade da cidade potiguar. Foi escritor historiador, e uma das suas  maiores contribuições foi a criação da “Coleção Mossoroense”, que possui uma quantidade enorme de livros, todos escritos  por pessoas da região. 

Teve como Irmãos, os seguintes:

               1 - Jerônimo Rosado Filho.  Nasceu no ano de 1890, em Mossoró. Foi farmacêutico e poeta. Faleceu em novembro de 1920. Deixou três filhos e um livro de poesia não publicado. 

              2 - Laurentino Rosado Maia. Nasceu em 1891, em Catolé do Rocha, na Paraíba, e faleceu com alguns dias de vida.

               3 - Tércio Rosado Maia. Nasceu no dia 19 de agosto de 1892, em Mossoró. Farmacêutico, dentista, advogado e médico. Foi um dos maiores intelectuais mossoroenses. Teve sete filhos, três deles morreram ainda pequenos. Tércio faleceu em 8 de novembro de 1960.   

Segundo casamento do seu pai, com Isaura Rosado Maia, irmã da primeira esposa de Jerônimo Rosado Maia.

               4 - Isaura Quarto Rosado Maia. Nasceu em 1894, em Mossoró, e faleceu dois anos depois.  

               5 - Laurentino Quinto Rosado Maia. Nasceu no ano de1896, em Mossoró, e faleceu no ano seguinte. 

              6 - Isaura Sexta Rosado de Sá. Nasceu em janeiro de 1897, em Catolé do Rocha, na Paraíba. Em 1919, casou-se com o médico Abdon Henrique de Sá. Tiveram três filhos. 

             7 - Jerônima Sétima Rosado Fernandes. Nasceu em agosto de 1898, em Mossoró. Casou-se com o cunhado e advogado Aldo Fernandes Raposo de Melo. Tiveram quatro filhos.                             

             8 - Maria Oitava Rosado Cantídio. Nasceu em novembro de 1899, em Mossoró. Casou-se com o comerciante Raimundo Cantídio de Oliveira. Tiveram quatro filhos.

            9 - Isauro Nono Rosado Maia. Nasceu em 1901, em Mossoró. Faleceu 24 anos depois do seu nascimento, quando fazia o terceiro ano da faculdade de farmácia em Recife.                                                           

            10 - Vicência Décima Rosado Maia. Nasceu em Mossoró, em março de 1902. Casou-se em 1923 com o comerciante Francisco Sérgio Maia. Tiveram seis filhos.                                                          

            11-Laurentina Onzième Rosado Fernandes. Nasceu em setembro de 1903, na cidade de Mossoró. Casou-se com o advogado Aldo Fernandes Raposo. Faleceu em abril de 1922 e teve apenas um filho: Aldo Rosado Fernandes.                                                        

           12 - Laurentino Duodécimo Rosado Maia – Nasceu em 1905, em Mossoró. Em 1927, se casou com Maria do Carmo Queiroz Rosado. Tiveram seis filhos. Morreu no Rio de Janeiro, em maio de 1954.               

            13 Isaura Trezième Rosado Maia – Nasceu em maio de 1906. Casou-se em 1928 com o médico Lavoisier Maia. Tiveram sete filhos. 

            14 - Isaura Quatorzième Rosado Magalhães – Nascida em junho de 1907, foi professora. Casou-se com o funcionário dos Correios Gentil de Magalhães. Tiveram um filho. 

           15 - Jerônimo Quinzième Rosado Maia – Nasceu em 1908, em Mossoró. Morreu em dezembro do mesmo ano.

            16 - Isaura Seize Rosado Coelho – Veio ao mundo em fevereiro de 1910, em Mossoró. Casada com o professor e juiz Abel Freire Coelho. Tiveram três filhos.

            17 - Jerônimo Dix-Sept Rosado Maia – Nasceu em maio de 1911, em Mossoró. Foi prefeito da cidade e governador do Rio Grande do Norte. Casou-se com Adalgiza de Souza Rosado. Tiveram quatro filhos. Morreu num acidente aéreo, em julho de 1951.

            18 - Jerônimo Dix-Huit Rosado Maia. Nasceu em maio de 1912, em Mossoró. Foi médico e chefe do serviço de saúde da polícia militar do Rio Grande do Norte. Prefeito de Mossoró, deputado estadual, deputado federal e senador. Casou-se com Naide Medeiros Rosado e teve quatro filhos. 

            19 - Jerônimo Dix-Neuf Rosado Maia – Nasceu em novembro de 1913, em Mossoró. Foi industrial e comerciante. Casou-se com Maria Odete de Góis Rosado. Tiveram oito filhos. 

            20 - Jerônimo Vingt Rosado Maia. Nasceu em janeiro de 1918, em Mossoró. Foi farmacêutico, vereador de Mossoró, prefeito de Mossoró, deputado estadual e federal. Casou-se com Maria Lourdes Bernadeth. O casal teve três filhos e adotou um.

           21 -Jerônimo Vingt-un Rosado Maia – Nasceu em setembro de 1920, foi agrônomo e intelectual, além de vereador. Casou-se com América Fernandes Rosado Maia em 1947 e o casal teve seis filhos.


             Fonte de pesquisa:
            
             "Coleção Mossoroense – Os Rosado"


Nenhum comentário:

Postar um comentário