Seguidores

sábado, 21 de abril de 2018

LIVROS SOBRE CANGAÇO ADQUIRA COM O PROFESSOR PEREIRA


Seu e-mail para pedidos:

franpelima@bol.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ADERBAL NOGUEIRA E, OS MENINOS AFILHADOS DO RASO DA CATARINA, EM UMA DE SUAS VISITAS NO ANO DE 2000...


https://www.facebook.com/photo.php?fbid=502990119902967&set=a.116442745224375.1073741827.100005759494452&type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PROFESSOR BENEDITO VASCONCELOS MENDES VAI RECEBER O DIPLOMA DO “ MÉRITO CULTURAL “ DA ACADEMIA LAVRENSE DE LETRAS


No dia 28 de abril de 2018, sábado próximo, às 15 horas, na sede da Academia Cearense de Letras, em Fortaleza, a Presidente da Academia Lavrense de Letras-ALL, Escritora Cristina Couto, irá entregar ao Professor Benedito Vasconcelos Mendes, o dignificante Diploma do Mérito Cultural da Academia de Letras da cidade cearense de Lavras da Mangabeira, dentro da programação do evento cultural Cariri Cangaço Fortaleza 2018.


Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PROFESSOR BENEDITO RECEBEU O TÍTULO DE CIDADÃO DO RIO GRANDE DO NORTE, NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA


O Prof. BENEDITO VASCONCELOS MENDES recebeu, quinta-feira, dia 19 de abril de 2018, no Plenário da Assembleia Legislativa, em Natal, o importante título de CIDADÃO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE das mãos do Deputado Getúlio Rêgo, que presidiu a Sessão Solene e foi o propositor desta cidadania. Um grande número de Deputados, escritores, familiares e de amigos prestigiaram a entrega deste galardão ao Prof. Benedito Vasconcelos Mendes. Além do homenageado e do Deputado Getúlio Rêgo, os dois oradores determinados pelo Cerimonial da Assembleia, o Presidente, Deputado Getúlio Rêgo quebrou o protocolo e passou a palavra ao escritor Diógenes da Cunha Lima, Presidente da Academia Norte-riograndense de Letras - ANRL, que foi o terceiro orador da referida sessão.

Os discursos do Deputado Getúlio Rêgo e do Prof. Diógenes Cunha Lima chamaram a atenção dos presentes pela beleza literária e de conhecimento sobre a vida do homenageado.










Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

MEMORIAL ALCINO ALVES COSTA

Por Rangel Alves da Costa

Na manhã deste sábado, no Memorial Alcino Alves Costa, a Secretaria de Educação do Município participando de reunião preparatória para o Cariri Cangaço Poço Redondo 2018.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1882897755063361&set=a.476409229045561.113151.100000294638614&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

PEDRO MOTTA POPOFF VAI AO CARIRI CANGAÇO FORTALEZA










https://www.facebook.com/Pedromottapopoff1/photos/pcb.2037079219891348/2037078939891376/?type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com



A SOLIDÃO DE JESUÍNO | O CANGAÇO NA LITERATURA #151

https://www.youtube.com/watch?v=L7SexfykULA&feature=youtu.be

Publicado em 19 de abr de 2018

Quer ver filme? De Graça? Bem, está aqui esta produção que conta um pouco da história do cangaceiro herói, Jesuíno Brilhante é um personagem emblemático, com sua cabeleira ruiva e olhos azuis ele fez história no Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará. Deixa seu comentário e divulgue nosso canal.

Categoria
Licença
Licença padrão do YouTube

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O ARROMBAMENTO DO AÇUDE ORÓS – UMA TRAGÉDIA SEM PRECEDENTES


http://blogdoeliomar.com.br/2014/07/23/saudade-daquele-que-construiu-o-acude-oros/

1958 foi o ano de construção do Açude de Orós, no Ceará. Naquele ano, o paredão da represa, em formato de Arco Romano, começou a ser concluído, fora do período chuvoso da região (inclusive estava em curso no Nordeste, a maior seca de todos os tempos), para que houvesse garantias de segurança suficientes, nas etapas de sua elevação, que não podiam receber volumes maiores naquele momento, devido à insipiência de cotas de represamento. Ocorre que num dado momento em que não eram esperadas chuvas fortes naquela região do Ceará (além de estar fora da quadra chuvosa e em período de seca), desaguou um temporal bíblico resultando em uma grande tragédia. O paredão da represa, ainda em construção, não teve como conter o enorme volume que fora precipitado e terminou com a água escoando por cima dele. Municípios localizados no Médio e Baixo Jaguaribe foram bastante afetados pela força das águas, sendo Aracati o mais prejudicado deles.

Veja cenas raríssimas do momento da tragédia, no endereço abaixo:


Imagem da bacia hidrográfica do Jaguaribe mostrando as áreas do Médio e Baixo cursos.    


Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguaino José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

HOJE ESTÁ COMPLETANDO UM ANO QUE O DR. MILTON MARQUES DE MEDEIROS CHEGOU À CASA DO SENHOR


Por José Mendes Pereira

Hoje, 21 de abril de 2018, está completando um ano do falecimento do Dr. Milton Marques de Medeiros

Conheci Dr. Milton Marques de Medeiros nos anos 70, quando ele fazia na Editora Comercial S/A os seus serviços gráficos para a sua "Casa de Saúde São Camilo de Lélis". Mas, durante muitos anos que eu não mais mantinha contato com ele, devido a minha saída do ramo gráfico para tentar outras atividades. Em 2017, por três vezes, estive com ele em sua empresa TCM. 

..., ...,Dr. Milton Marques de Medeiros,... e....

A primeira vez, foi na casa do saudoso fotógrafo José Rodrigues de Oliveira (meu primo), que residia bem próximo à minha residência, quando o fotógrafo se encontrava doente. Ele o visitou por algumas vezes, e em uma destas visitas, eu estava lá. 

 Trio Mossoró - Hermelinda, "Oséas Lopes Carlos André", João Mossoró e o fotógrafo José Rodrigues (de roupa branca).

A segunda vez, foi em seu escritório na própria "TCM - TV a Cabo de Mossoró", para entregar o livro "Lampião a Raposa das Caatingas" do escritor José Bezerra Lima Irmão. 

 
Adquira-o através deste e-mail: franpelima@bol.com.br

E a terceira vez, foi também em seu escritório, quando nós conversamos sobre assuntos deste mesmo livro. Nesse dia, à tarde, eu vinha do "Conjunto Abolição III", em Mossoró, e ele estava chegando em sua empresa "TCM". Reconhecendo-me, chamou-me para conversarmos um pouco sobre o livro "o Raposa..., e ele me falou que, não tinha muito tempo para terminar a leitura logo do livro, mas que aos poucos, estava o lendo, e que ficou impressionado com tantas informações sobre os pais de Lampião, sobre o próprio Lampião e seus irmãos, assuntos que ele, jamais, em toda sua vida, pensava de ler tantos fatos importantes sobre os Ferreiras e o cangaço. 

Escritores José Bezerra Lima Irmão e Antonio Amaury

Elogiou bastante o autor do Raposa, o José Bezerra, sobre a sua paciência, para escrever um livro tão volumoso quanto esse. Falou sobre outros livros que tivera oportunidade de lê-los, mas que o "Lampião a Raposa das Caatingas" é um trabalho que jamais alguém fez, pelo seu tamanho, conteúdos, e a grande quantidade de páginas. 


"O empresário-médico-professor, Milton Marques de Medeiros que faleceu no dia 21 de abril de 2017, nasceu em Upanema no Estado do Rio Grande do Norte, em 9 de julho de 1940. Milton Marques era formado em medicina, exercendo a psiquiatria por 35 anos.

Ex-reitor da UERN (Universidade do Estado do Rio Grande do Norte), ele atuou ainda em várias academias e entidades, como a ACJUS (Academia de Ciências Jurídicas e Sociais de Mossoró), ICOP (Instituto Cultural do Oeste Potiguar), ASCRIM (Associação de Escritores de Mossoró).

Venerável da centenária Loja Maçônica 24 de Junho, professor Milton Marques tem formação acadêmica também em Direito.

Empresário do ramo salineiro, da radiodifusão e telecomunicações, Milton Marques fundou o Sistema Oeste de Comunicação que opera rádios em Mossoró, Assú e Apodi, além da TV Cabo Mossoró, promotora de TV por assinatura, internet e do Canal próprio TCM 10 HD.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO DO DR. ARCHIMEDES MARQUES SAIU DO FORNO ESSA SEMANA..!



Recebi, ontem, essa magnífica obra e, fiquei surpreso com o grande conteúdo e, novidades que o mesmo traz. São quase 400 páginas, com fatos novos, inclusive uma certidão do casamento da cangaceira Dulce, com o também, cangaceiro, Criança. Uma iconografia muito rica, que vale a pena ter em uma biblioteca. A excelente obra pode ser adquirida diretamente com o autor, através do email: 

archimedes-marques@bol.com.br

Sobre a sua obra, vejamos o que diz o autor, em poucas palavras:

Neste segundo volume passeamos sobre a estada, a passagem, a vida das cangaceiras naqueles inóspitos tempos, suas dores e seus amores nas guerras do cangaço e também após esse tempo para aquelas sobreviventes. 

A história de Carira, seus arruaceiros, seus bandoleiros, seus pistoleiros, os cangaceiros e policiais que por ali atuaram, também é minuciada e melhor estudada com a participação inequívoca de historiadores locais de renome que remontam esse tempo.

Laranjeiras, a histórica e linda Laranjeiras dos amores e horrores, não poderia ficar de fora, pois além de tudo, há a grande possibilidade de Lampião ali ter pisado, até mais de uma vez, para tratamento do seu olho junto ao médico Dr. Antônio Militão de Bragança. Nesse sentido a história, a ficção e as suposições se misturam para melhor compreensão do leitor.

Boas novidades também são apresentadas neste volume, uma com referência ao “desaparecido” Luiz Marinho, cunhado de Lampião, então casado com a sua irmã Virtuosa, outra referente ao casamento de um casal de cangaceiros ainda na constância desse fenômeno ocorrido em Porto da Folha, com a prova documental e, em especial o extraordinário fato novo relacionado a Maria Bonita em Propriá na sua segunda visita àquela cidade para tratamento médico. Fotos inéditas também estão apostas neste volume, que acredito será bem aceito pelos pesquisadores do cangaço.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=829473713921271&set=gm.805346109674335&type=3&theater&ifg=1

http://blogdomendesemendes.blogspot.com