Seguidores

sábado, 30 de dezembro de 2017

MOSSORÓ: A CAPITAL DO SEMIÁRIDO

Por Benedito Vasconcelos Mendes

A cidade de Mossoró, localizada no semiárido do Estado do Rio Grande do Norte, foi agraciada com o significativo título de “Capital do Semiárido“, pela Lei Federal 13.568, de 21 de dezembro de 2017, sancionada pelo Presidente da República Michel Temer. A proposição deste título foi feita pela Deputada Federal Sandra Rosado em 2013, através do Projeto de Lei 6.164-A, de sua autoria.

Esta importante designação de Capital do Semiárido, que a cidade de Mossoró recebeu, tem muito haver com as atividades científicas da antiga ESAM -Escola Superior de Agricultura de Mossoró, hoje UFERSA - Universidade Federal Rural do Semiárido. Durante as décadas de 1970 e 1980, a então ESAM já divulgava, com orgulho, na contra-capa de todos os livros da Coleção Mossoroense, que na época era editada pela Fundação Guimarães Duque, da ESAM, a frase: “ESAM - a Única Escola de Agronomia do Brasil Semiárido“. Com o passar do tempo, surgiram outras Escolas de Agronomia nesta região e a ESAM deixou de fazer esta divulgação.                                                

Desde a fundação da ESAM, em 1967, que a sua programação de ensino, pesquisa e extensão é dirigida para o Semiárido do Rio Grande do Norte e do Nordeste.                                                   Em 

1990, o Prof. Jerônimo Vingt-Un Rosado Maia, idealizador e um dos fundadores da ESAM, escreveu um livro com o título “Benedito Vasconcelos Mendes-O Sábio do Semiárido“, em reconhecimento aos trabalhos técnico-científicos realizados por este professor da ESAM, que dedicou toda a sua vida profissional ao estudo da natureza e do homem do Semiárido, pesquisando alternativas tecnológicas para uma melhor convivência do sertanejo com as secas regionais.    
                                       
O primeiro livro escrito pelo professor Benedito Vasconcelos Mendes, publicado pela Editora Nobel, de São Paulo, em 1985, tem como título “Alternativas Tecnológicas para a Agropecuária do Semiárido”.                          
O CETASA - Centro de Tecnologia Agropecuária para o Semiárido, que contempla vários projetos de desenvolvimento regional, todos eles voltados para a região semiárida do Nordeste, a exemplo do CEMAS - Centro de Multiplicação de Animais Silvestres, do MUVICA - Museu Vivo da Caatinga (tipo de jardim botânico de plantas do Semiárido) e vários projetos de qualificação profissional, para uma melhor atuação no Semiárido, a nível de Mestrado, Doutorado e outros tipos de cursos, foram idealizados pelo professor Benedito Vasconcelos Mendes, na antiga ESAM.

O Professor Jerônimo Vingt-Un Rosado Maia, como editor da Coleção Mossoroense, que foi idealizada, criada e dirigida por ele, desde a sua fundação em 1949 até 2005, data de sua morte, editou o maior número de livros sobre o Semiárido brasileiro que a História registra, de modo que quem se dedicar a estudar assuntos relacionados à região semiárida nordestina, necessariamente, tem que pesquisar em livros da Coleção Mossoroense. 
                                             
O nome da universidade que sucedeu a ESAM, Universidade Federal Rural do Semiárido, contempla o vocábulo “Semiárido”, como garantia do seu propósito de continuar a dar prioridade ao desenvolvimento do Semiárido.  
                                                      
Como vimos, este galardão que a nossa cidade acaba de conquistar (Capital do Semiárido), que vai proporcionar uma maior identidade da cidade com a região onde ela está inserida, tem sua justificativa nos trabalhos de pesquisa desenvolvidos pela nossa querida UFERSA.

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzagueano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário