Seguidores

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

UM PENSAR GONZAGUEADO

Por Carlos Silva

1947 = 70 anos de Asa branca
1989 = 28 sem Gonzaga

O Brasil, ainda canta a voz do rei do baião, com respeito, honra, orgulho, saudade e preservação da cultura do seu povo.

https://www.youtube.com/watch?v=zsFSHg2hxbc

Lá nas bandas da cidade de Exu, na Serra do Araripe, dividindo dois Estados, o brasileiro Luiz Gonzaga do Nascimento, teve o privilégio de alguns favorecidos da sorte: Ter nascido entre esses dois sertões dos solos Pernambucano e Cearense.


105 anos faria ele esse ano, se vivo em carne ainda fosse.

Mas, o interessante, é que eu e milhares de pessoas, sabem que virão muitos 105 anos adiante, e ele ainda será cantado por todos os sertões existentes no Brasil.

E o mundo inteiro, (de Caldas de Cipó na Bahia), a Pequim, Tunísia, Japão e Coreias, muito ainda ouvirão o resfolengo da sanfona.

Gonzaguinha e Gonzagão

Nesse mundo, enquanto existir um poeta cantador, um repentista e uma casa de reboco, haverá um taco de verso glosado e bem cantado inspirado pelo rei do baião.

https://www.youtube.com/watch?v=3XDblMUgBP8

A sanfona, é uma divindade mística não é só puxar e soltar o fole não. O espírito do tocador, tem que ser elevado em reverencia ao seu maior defensor que é LGN, filho de "Seu" Januário e Dona Santana.

Dona Santana e Seu Januário

Voa Gonzaga voa

Entre Prado e barranca
Ecoa teu forte grito
Onde a poesia estanca
No plainar da concertina
Desta ave nordestina
Tão cantada ASA BRANCA


Carlos Silva.
04/08/2017

https://www.facebook.com/groups/545584095605711/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário