Seguidores

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

POMBAL: 155 ANOS COMO CIDADE.

Por Verneck Abrantes de Sousa

Em 21 de julho de 1862 a Vila de Pombal foi elevada à categoria de cidade, por sugestão do Dr. Augusto Carlos de Almeida e Albuquerque, a redação e leitura final na Assembleia Legislativa foi apresentada por Dr. Manuel Tertuliano Thomas Henriques. O projeto de lei foi sancionado pelo Presidente da Paraíba, Francisco de Araújo Lima. Na época, as edificações residências não passavam de cem casas, formando três ruas: a do Comercio (hoje Cel. João Leite), a Rua do Rio (hoje Cel. José Fernandes) e a de São Benedito, situada ao sul, dando formação ao antigo largo do Bom Sucesso. Pombal tinha, ainda: a Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso, depois denominada Nossa Senhora do Rosário, Casa do Mercado, um Cemitério, a Casa da Câmara e a Cadeia.
Verneck Abrantes.


Fotos da Festa do Centenário de Pombal: 21 de julho de 1962, prefeito municipal: Dr. Azuil Arruda.

Pombal tem três datas: Fundação do Arraial: 27 de julho de 1698; Emancipação Política: 04 de maio de 1772; Elevação ao Status de Cidade: 21 de julho 1862.

Por que as outras duas datas são “esquecidas”? Porque quando Pombal completou 100 anos da sua elevação ao status de cidade, ocorreu em 1962 a grande Festa do Centenário da cidade de Pombal. A partir daí essa Festa se repetiu anualmente e, as pessoas menos avisadas, pensam que essa data é de emancipação ou fundação da cidade. Lerdo engano.


Nomes que o lugar recebeu: Arraial do Pinhancó (ou Piancó), que se convencionou chamar Arraial de Nossa Senhora do Bom Sucesso do Pinhancó. Depois, Vila Nova de Pombal e, finalmente, Cidade de Pombal.


Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário