Seguidores

terça-feira, 1 de agosto de 2017

LAMPIÃO FALOU:

Por José Mendes Pereira
Lampião Fonte da foto: https://tokdehistoria.com.br/tag/maria-bonita

“[…] Não vivo a vida do cangaço por maldade minha. É pela maldade dos outros. Dos homens que não têm a coragem de lutar corpo a corpo como eu, e ‎vão matando a gente na sombra, nas tocaias covardes. Tenho que vingar a morte dos meus pais. Era menino quando os mataram. Bebi o sangue que ‎jorrava da pele de minha mãe, e beijando-lhe a boca fria e morta, jurei vingá-la. É por isso, que de rifle às costas, cruzando as estradas do sertão, deixo um rastro sangrento à ‎procura dos assassinos de meus pais. É por isso que eu sou cangaceiro. Não sei quando hei de deixar os horrores desta vida, onde o maior encanto, a maior beleza seria ‎extinguir a maldade daqueles que roubaram a vida de minha mãe e de meu pai e de minhas irmãs. ‎‎[…]”
(Lampião).

Virgolino Ferreira da Silva o Lampião disse que era menino quando mataram os seus pais, mas quando os seus pais faleceram, ele já estava com 22 anos. 

 Família de Lampião (desenho de Lauro Villares utilizando-se de antigos retratos) - Infelizmente eu perdi a fonte desta foto.

Quando se fala "menino", já aparece uma porção de pessoas para o proteger, e creio que ele disse que na época da morte dos seus pais ainda era menino, justamente para que todos tivessem piedade dele e ficassem do seu lado. Mas na verdade, só o seu pai José Ferreira da Silva (Santos) foi assassinado.

Redesenhada pelo artista Diin Ladem. Os pais de Lampião - http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/2016/06/no-coito-do-pesquisador-do-cangaco-jose.html
  
Sua Mãe Maria Sulena da Purificação (Lopes) faleceu (de infarto) devido o problema dele com seu vizinho Zé Saturnino, ou o problema de Zé Saturnino com ele, e também, devido  a falta de consideração do fazendeiro com o seu esposo. Ela não resistindo as brigas, ficou decepcionada e veio a óbito.

Redesenhada pelo artista Diin Ladem. Os pais de Lampião - http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br/2016/06/no-coito-do-pesquisador-do-cangaco-jose.html

Em ele dizer que mataram os seus pais, que somente o Zé Ferreira foi assassinado, acho que ele acusou também a morte da mãe para ganhar proteção por todos os Nordestinos. 

Lampião estava mais do que certo. Querer vingar a morte dos pais, mesmo que tenha sido apenas assassinado o Zé Ferreira, suas lamentações, qualquer um de nós faria a mesma coisa.

Quando ele fala que roubaram também a vida das suas irmãs, acho que ele se refere a falta de tranquilidade que antes elas tinham, permanência em um só lugar, do que a família viver com os cacarecos na cabeça, hoje aqui, amanhã ali, e assim, vivia a família de Lampião.


https://www.youtube.com/watch?v=-Tphzj8Vivc

Informação ao leitor: 

A primeira parte lá em cima que está destacada de vermelho, é real.
Veja site: https://www.antiwarsongs.org/canzone.php?id=39320&lang=en e está gravada na literatura lampiônica. Use-a se necessária. 

Os parágrafos seguintes são as minhas opiniões e não devem ser usados porque não têm  nenhum valor para a literatura lampiônica, apesar de constar os nomes verdadeiros dos pais de Lampião e seu inimigo n° 1. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário