Seguidores

segunda-feira, 31 de julho de 2017

TERIA LAMPIÃO MORRIDO ENVENENADO OU NÃO?

Por José Mendes Pereira
Benjamin Abraão Botto, Lampião e Maria Bonita

Eu que não conheço por total a história sobre cangaço, e o que eu tenho aprendido são fatos contados em livros pelos escritores e pesquisadores deste assunto, mas nunca é proibido para se falar algo que se imagina. 

Acho que o Virgolino Ferreira da Silva o Lampião morreu ali na Grota de Angico, no Estado de Sergipe, naquela madrugada fria e triste, do dia 28 de julho de 1938, por determinação da própria natureza, e assassinado, não envenenado como muitos afirmam. Mas cada um tem a sua opinião e ninguém tem o direito de bater o martelo no prego e dizer: "Não foi assim, foi assim como eu estou dizendo". 

Nós que somos todos fábricas de erros e de enganos devemos respeitar o que os nossos colegas de batalha pela cultura dizem sobre este tema que é "Cangaço". Não precisa nenhum de nós usar a arrogância, pois quando uma pessoa a usa, torna-se o maior rude entre os homens.  

O pesquisador do cangaço Paulo George Dias nos trás uma série de informações sobre a morte de Virgolino Ferreira da Silva o Lampião. Vamos acompanhar cuidadosamente uma por uma, o que ele nos entrega. 

79 ANOS DE MORTE DE LAMPIÃO -  FATOS QUE CONFIRMAM TRAIÇÃO E VENENO


1 - Todo comando do Estado de Alagoas sabia dos "negócios" entre o tenente João Bezerra da Silva e Lampião.

2 - O fazendeiro Zé das Emendadas (Fazenda Emendadas) vivia acuado, pois a polícia desconfiava dele ser coiteiro de Lampião. Ele marcou um encontro com o tenente José Lucena em Santana do Ipanema no Estado de Alagoas, por segurança na sua vida, e este encontro foi na casa do padre Bulhões, na presença de sua mãe. 
O fazendeiro afirmou que não estava aguentando mais matar tantas galinhas e bodes para polícia e cangaceiros.

Tenente João Bezerra

Disse que várias vezes Lampião e o tenente João Bezerra passavam toda noite em sua fazenda jogando baralho numa grande mesa da sala, até o dia amanhecer. 

3 – O alto comando de Alagoas deu ordens severas ao tenente José Lucena dizendo que: "Resolva isso de uma vez por todas". 

Tenente José Lucena. Este é responsável pela morte do pai de Lampião

4 - Lucena procura João Bezerra e lhe diz que ele tem uns dias para resolver tudo aquilo, se não, seria expulso da polícia.

Coiteiro Pedro de Cândido acusado de ter traído o amigo Lampião

5 - João Bezerra procura o rapaz Pedro de Cândido, rapaz que Lampião gostava e confiava, e o convence a levar veneno para a barraca de Lampião, pois o facínora confiava muito nele. 

6 - Pedro vai até a cidade e compra veneno para matar raposa, que era vendido com facilidade a fazendeiros.

7 - Pedro sob ameaça leva os mantimentos para o Angico, e lá toma umas doses da bebida, fazendo com que Lampião não desconfiasse de veneno. 

Maria Bonita

Continua: - Na manhã do dia 28 de julho, Maria Bonita coloca a panela de barro no fogo e prepara o café. Lampião com um caneco com água, lava a boca com três goles, com o café preparado, Lampião ao tomar dois goles, solta o copo e sai às pressas para tolda (barraca) com a mão no estômago. 

O cangaceiro Patury o acompanha, seguido por Maria Bonita que se reclamava que a boca estava ardendo. Chegando na barraca Lampião deita na rede, com os pés fora e já revirando os olhos, Maria Bonita grita, "Corre Luiz pedro, Lampião está morrendo!". Luiz Pedro ao chegar, grita que Lampião está morto. 

Luiz Pedro

8 - A volante estava nos arredores e com a gritaria dos cangaceiros, iniciam os tiros.

9 - Bezerra não participou do tiroteio forjado do Angico, ficou de fora, esperando a hora do veneno dar efeito, depois desceu.


10 - Pedro de Cândido e seu irmão Durval Rosa estiveram no Angico na mesma semana, com uma preciosa carga no lombo de jumentos. A carga era muitas balas novas, enviadas para Lampião por João Bezerra.

11 - Os rapazes das canoas que desceram com a volante de Piranhas para o Angico, receberam ordens de voltarem para o lado alagoano (talvez para não perceberem nada).

12 - João Bezerra ao chegar no hospital em Maceió, o exame constatou que ele não foi baleado na perna em momento algum. Bezerra fingiu está baleado para forjar um tiroteio.

13 - Depois do ataque (que nunca existiu) no Angico, Pedro foi incorporado na polícia de Alagoas, como cabo, promessa de Bezerra, caso o plano desse certo.

14 - Alguns soldados embriagados, soltaram a língua na região que foram para o Angico atirar em defuntos.

15 - Pedro de Cândido disse ao fazendeiro Gerson Maranhão (primo de Lucena), que levou veneno para barraca de Lampião e que ele (Lampião) morreu foi envenenado. 

16 - Gerson Maranhão procura seu primo Lucena e conta que Pedro estava conversando demais. O tenente Lucena diz que vai dar um jeito.

17 - O coiteiro Pedro de Cândido tinha uma companheira em Piranhas de Baixo, e numa noite, Pedro ao retornar, foi atacado por um homem que desferiu 19 facadas. O homem foi preso, absorvido e desapareceu misteriosamente. Teria sido queima de arquivo?


18 - Sargento Aniceto que esteve no Angico, não ficou satisfeito com o acordo de Bezerra, que lhe prometeu os bornais de Maria Bonita cheios de joias, e falava que Lampião foi envenenado. Foi expulso da polícia por disciplina, terminou matando a mulher, foi preso e sumiu misteriosamente.


19 - Depoimentos do valente e temido Nazareno Euclides Flor, diz que esteve no Angico com alguns soldados, e vendo os corpos sem cabeças, conheceu o corpo de Lampião, pediu ao soldado que abrisse a camisa. Feito isso, viu o sinal embaixo do peito esquerdo que Lampião tinha. 

Odilon Flor, Euclides Flor, Manoel Jurubeba e Pedro Tomaz

Euclides Flor disse que o que chamou a atenção dele e de todos, foi a quantidade de urubus mortos e outros sem poder voar, por terem comido as vísceras dos defuntos. Euclides se emocionou, e um soldado perguntou-lhe por que aquilo? Ele respondeu emocionado que um homem valente da qualidade de Lampião era para morrer brigando, não traído, envenenado.

20 - Os legistas de Maceió ao realizarem exames nas cabeças de Lampião e Maria Bonita não divulgaram o resultado. Foi guardado em segredo por décadas. Depois no ano de 1962, os jornais divulgaram o resultado da autopsia. Veneno.

21 - Lampião tão esperto que era, como iria ser abatido tao rápido com sua fiel companheira e mais 9 pessoas, e bem próximo, como a polícia relatou que chegaram bem perto da tolda? Lampião foi envenenado.

https://www.facebook.com/josemendespereira.mendes.5
https://www.facebook.com/paulolgeorge.dias/posts/131345944136607?pnref=story

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário