Seguidores

domingo, 23 de julho de 2017

POMBAL COMEMOROU 155 ANOS DE CIDADE NA SEXTA-FEIRA (21)

Por Marcelino Neto

A cidade de Pombal comemorou no dia 21 deste mês de julho, 155 anos. Historicamente uma das mais antigas do Estado, trazendo ainda em seu calendário três datas importantes:

04 de maio de 1772 - elevação do Arraial à categoria de Vila, com a denominação de Vila de Pombal, na mesma data também ocorre sua emancipação política.

27 de Julho de 1698 - No sertão das Piranhas, lugar conhecido como Povoação do Piancó, Teodósio de Oliveira Lêdo fundou o Arraial de Nossa Senhora do Bom Sucesso do Piancó (Pombal).

E 21 de Julho de 1862 - a Vila de Pombal é elevada à categoria de cidade.

Enaltecida por ter sido berço e porta de entrada para a civilização sertaneja, ainda é referendada por muitos pelos ilustres filhos, entre eles, o economista Celso Monteiro Furtado.

O momento histórico não será esquecido pela atual gestão municipal e uma programação para marcar a data efeméride está sendo elaborada.

Reuniões já foram feitas para avaliar o que poderá ser possível realizar este ano dentro do previsto no orçamento.

Shows envolvendo artistas da terra, atividades esportivas, religiosas e culturais deverão fazer parte da realização.

A programação, logo que for definida, estará sendo divulgada através das rádios e redes sociais.

Pombal nos últimos anos vinha registrando seu momento de expansão a partir de políticas públicas calcadas  nos diversos campos, entre eles, econômico e social assumindo a condição de cidade em desenvolvimento.

Deste modo, na sequência cronológica de suas datas: Arraial, Vila e Cidade representa um marco e referência na história da Paraíba.

Marcelino Neto 

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário