Seguidores

sábado, 8 de julho de 2017

O EX-CANGACEIRO ZÉ SERENO COM MOLETAS

Por Geraldo Júnior pesquisador do cangaço

Uma imagem que nos remete a pensar o quanto o tempo é implacável para com tudo e com todos. Dele ninguém escapa.

Ao ver essa fotografia fiquei pensando e analisando as surpresas, ora boas ou ruins, que o destino nos reserva.

Ao ver nessa imagem Zé Sereno (Direita), antigo cangaceiro do bando de Lampião em idade avançada e apoiado por muletas em nada lembrando o tempo em que atuando no cangaço, vagueava pelos sertões ditando seu ritmo e suas regras.

Zé Sereno (José Ribeiro Filho) e Sila (Ilda Ribeiro de Souza) sua companheira, foram alguns dos cangaceiros que sobreviveram ao ataque da Força Volante Policial ao coito de Angico, local em que foram mortos Lampião, Maria Bonita, nove cangaceiros e um Soldado da Força, no dia 28 de julho de 1938.

Pouco tempo após terem se entregado às autoridades o casal recebe a liberdade e parte em direção à região sudeste do país, para isso trabalhando em fazendas ao longo do caminho para conseguir recursos para dar continuidade à viagem. Passaram pelos Estados da Bahia e Minas Gerais, onde permaneceram por algum tempo, até finalmente virem para o Estado de São Paulo, onde na capital fixaram residência, constituíram família e terminaram seus dias de vida.

Os personagens Sila e Zé Sereno se foram, mas ficaram suas histórias, ficaram seus depoimentos, suas entrevistas, seus documentos e registros fotográficos fantásticos como esse que apresento em primeira-mão e com exclusividade.

Uma fotografia que me foi concedida pela amiga Tercília Teco de Souza viúva do saudoso Ivo Ribeiro de Souza, filho do casal cangaceiro Sila e Zé Sereno.

Da esquerda para a direita no primeiro plano da fotografia estão: Uma amiga da família, Ubiratan (Bira) neto do casal Sila e Zé Sereno e filho do casal Tercília T. de Souza e Ivo Ribeiro de Souza, Tercilia Teco de Souza, Sr. Arthur Rodrigues esposo de Gilaene “Gila” de Souza Rodrigues filha do casal Sila e Zé Sereno, Ivo Ribeiro de Souza filho do casal cangaceiro e o Cabra Zé Sereno que dispensa maiores apresentações. Essa fotografia, segundo a amiga Tercilia T. de Souza, foi registrada na cidade de Aparecida do Norte/SP entre os anos de 1974 e 1976. Fica o registro para a alegria dos curiosos e amantes da história.

Não posso nunca deixar de agradecer a essas pessoas que têm colaborado com o nosso trabalho, que nos têm concedido muito material (Fotos / Filmagens) envolvendo seus familiares que tiveram participação na história cangaceira e na história nordestina.

Graças ao apoio e colaboração dos familiares é que hoje podemos trazer ao conhecimento de todos vocês fotografias inéditas e exclusivas como essa que apresento acima.

Geraldo Antônio de Souza Júnior (Administrador do Grupo)

https://www.facebook.com/groups/ocangaco/?multi_permalinks=1628137963865982%2C1628133700533075&notif_t=group_activity&notif_id=1499534542545204

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário