Seguidores

sexta-feira, 14 de julho de 2017

COMBATE DE LAMPIÃO CONTRA O NEGO TIBÚRCIO


Na primeira semana de 1924. Lampião e seus cabras rumaram para a vila de Santa Maria (hoje Tupanaci, no município de Mirandiba), soube que o "Nego Tibúrcio", um grande inimigo seu estava acompanhado de 5 Jagunços. 


O rei do cangaço com 15 cangaceiros achou uma boa oportunidade de vingar do Nego. Tibúrcio era homem de confiança de Zé Saturnino ferrolho inimigo de Lampião. 

Em Santa Maria o fogo foi serrado, o nego brigava como fera e mostrou força e coragem aos irmãos Ferreiras. O tiroteio entra pela noite, e o Rio Pajeú estava cheio. Era época de chuva, a correnteza era forte e Lampião escondeu os barcos. 

No final do fogo os cabras de Tibúrcio estavam todos mortos e ele resistia bravamente ao fogo dos cangaceiros, até que o rei do cangaço ordenou que colocasse fogo na casa. O Nego Tibúrcio em tentativa desesperada, conseguiu sair fora do cerco, mas foi perseguido, alvejado e morto, e seus inimigos cortaram-lhe a garganta e arrastaram ele pela a vila.

Depois Lampião permanece na vila de Santa Maria. Desses acontecimentos, ficaram os versos:

"Lampião saiu de Patos
No caminho fez discurso
Chegou em Santa Maria
Matou o nego Tibúrcio ".

Hoje a Vila de Santa Maria sobrevive ao tempo e as casas são a prova dos fatos narrados sobre o nego Tibúrcio e seus homens.

Fonte : O livro O Canto do Acauã, FERRAZ, Marilourdes Ferraz. E relatos dos netos dos moradores Antigos da Vila

https://www.facebook.com/groups/545584095605711

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário