Seguidores

segunda-feira, 26 de junho de 2017

QUEM FOI O CULPADO DA SUA DERROTA EM MOSSORÓ, CAPITÃO LAMPIÃO?

Por José Mendes Pereira
Não tenho o nome do profissional que coloriu esta foto de Lampião

Capitão Lampião, quem o senhor responsabilizaria pelo erro que cometeu em tentar invadir a cidade de Mossoró, no Estado do Rio Grande do Norte, na tarde de 13 de junho de 1927, e felizmente para a cidade, e infelizmente para o senhor, não deu certo?

Lá vem você com as suas perguntas que eu nem gosto de relatar aquela derrota que sofri, e por falar em derrota, ela foi a primeira na minha carreia de bandoleiro. Mas como não devemos deixar de responder quando se trata fatos reais, o único culpado fui eu. 


Sei que o cangaceiro Massilon mentiu para mim, dizendo que Mossoró era uma cidade pequena, e que nós, juntos, venceríamos facilmente, mas fomos enganados. Lá, naquele momento, até os santos atiravam na gente. 

Maluco é aquele que for contra a Santa Luzia, e estará lascado, e foi o meu caso. Tive que registrar uma derrota nos arquivos da minha "Empresa de Cangaceiros Lampiônica & Cia". É tanto que o Massilon, quando nós fazíamos acampamentos quando saímos de Mossoró, no lugar que eu colocava a minha central administrativa, Massilon não passava nem perto, com meço que eu o castigasse. 


Como prova disso, quando chegamos em uma cidade do Ceará do meu Padim, Padim Ciço chamada de Limoeiro do Norte, Massilon e seu irmão Pinga Fogo deram no pé, e nunca mais os vi. Tenho certeza que eles ficaram com medo do meu punhal. 

Informação ao leitor: O compadre Lampião nunca disse isso. É apenas uma brincadeirinha com ele sem desrespeitar a família Ferreira, e não a use na literatura lampiônica. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário