Seguidores

sábado, 17 de junho de 2017

PESQUISADOR CEARENSE VAI MOSTRAR TUDO DE LAMPIÃO

Por Júnior Almeida
Aderbal Nogueira com o ex-cangaceiro Candeeiro.

O documentarista e produtor de vídeo cearense Aderbal Nogueira, dono do maior acervo em vídeo do país sobre cangaço, está com um novo projeto: o documentário Lampião do Início ao Fim, onde ele pretende mostrar a trajetória do Rei do Cangaço de uma maneira nunca antes vista no Brasil.

Aderbal Nogueira pesquisa cangaço, messianismo, coronelismo e temas ligados ao Nordeste há mais de 30 anos, tendo em seu acervo entrevistas com vários componentes do bando de Lampião, volantes e coiteiros. Sendo um dos grandes nomes no país nos estudos do cangaço, Aderbal é membro da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço - SBEC, Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará – GECC, e conselheiro do Cariri Cangaço, maior evento da temática no país.   

Com toda sua experiência, o Benjamin Abrahão brasileiro, como é chamado no meio, numa alusão ao sírio libanês que filmou Lampião e seu bando, viajará a todos os locais que Virgulino Ferreira esteve com seus cabras, e pretende para isso ser ajudado por colegas pesquisadores de cada região onde o cangaceiro atuou.

A ideia do cineasta é utilizar drones e câmeras especiais, que segundo o pesquisador, vão fazer com que as pessoas entendam melhor como se deram as ações do Reis do Cangaço e seu bando. Aderbal diz que ao final desse trabalho, resultará em um documentário em cinco capítulos que depois se transformará em um documentário longa metragem.

AJUDA

Sem ajuda financeira do poder público para custear o projeto, além do auxílio dos colegas nas suas andanças, o pesquisador cearense está se valendo de uma vaquinha virtual, através do site “catarse”, especializado nesse tipo de campanha.

Sobre o site: “o Catarse é um espaço para viabilizar financeiramente projetos. As iniciativas inovadoras, criativas e ambiciosas tornam-se realidade a partir da colaboração direta e da confiança entre as pessoas que se identificam com elas”.


Para saber mais sobre o projeto de Aderbal Nogueira, inclusive de como colaborar com o financiamento do mesmo, você pode clicar aqui.

*Foto: Aderbal Nogueira com o ex-cangaceiro Candeeiro.

http://robertoalmeidacsc.blogspot.com.br/2017/06/pesquisador-cearense-vai-mostrar-tudo.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário