Seguidores

quinta-feira, 8 de junho de 2017

JOSÉ LEITE DE SANTANA O CANGACEIRO JARARACA

Por José Mendes Pereira
Jararaca ao centro da foto

José Leite de Santana, conhecido por "Jararaca" nasceu no dia 5 de maio de 1901, em Sertânia no Estado de Pernambuco, mas foi registrado em Buíque no mesmo Estado, tendo sido assassinado na cidade de Mossoró, no Estado do Rio Grande do Norte, em 18 de junho de 1927). 

Túmulo do cangaceiro Jararaca

O cangaceiro Jararaca fez parte do bando de cangaceiros do afamado capitão Lampião, porém, entre 1920 e 1926, foi soldado do exército brasileiro, onde participou da Revolta Paulista de 1924, sob o comando de Isidoro Dias Lopes, mas deixou a farda para entrar para o cangaço, com uma participação neste grupo, bastante curta, pois no ataque à cidade de Mossoró, em junho de 1927, foi preso e justiçado (morto sumariamente sem julgamento, após 5 dias de prisão) pelo soldado João Arcanjo.

Túmulo do cangaceiro Jararaca

Em Mossoró, acredita-se que o cangaceiro Jararaca é um santo, pois antes de morrer, arrependeu-se dos crimes praticados,  e depois de morto, credita-se a ele algumas graças alcançadas, portanto, é considerado um santo popular na região de Mossoró.

Túmulo do cangaceiro Jararaca

Não se sabe se isto é real ou apenas admirado por pessoas bastante religiosas, que mesmo sabendo que ele foi um dos cangaceiros mais cruéis do bando de Lampião, confiam nele como um santo.

O escritor João de Sousa Lima visitando o túmulo do cangaceiro Jararaca

Acreditar que ele é realmente "santo" depende da fé de cada um, e sendo santo ou não, seu túmulo no Cemitério São Sebastião em Mossoró, é o mais visitado, principalmente no dia de finados. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário