Seguidores

quarta-feira, 21 de junho de 2017

INVASÃO E RESISTÊNCIA - OS 90 ANOS DA DERROTA DE LAMPIÃO NO CONFRONTO COM O POVO DE MOSSORÓ – TERROR EM TERRAS POTIGUARES - PARTE III

Por José de Paiva Rebouças

Apesar do pedido do pai os cangaceiros chegaram à Fazenda Nova do coronel Joaquim Moreira, um idoso de 84 anos. Foi sequestrado por vinte contos de réis e teve a casa depredada.

Coronel Joaquim Moreira, sequestrado pelo bando de Lampião na Fazenda Nova. Fonte: Dantas (2005). - 2ª fonte da imagem: http://jotamaria-fogodacaicara.blogspot.com.br/

Quando soube do ocorrido, seu filho, Antônio Germano arregimentou uma pequena força para tentar acudir o pai. Entre Luiz Gomes e a Fazenda Nova, o herdeiro cruzou com uma volante da Paraíba no encalço de Lampião. Os grupos se uniram, mas só encontraram destroços na velha casa do coronel.

Um pouco à frente, os cangaceiros saquearam a casa grande da fazenda Bom Jardim, de propriedade de Francisco Fernandes de Oliveira. Na vizinha fazenda Diamantina, saquearam a casa de Antônio Fernandes e tomaram como guia o morador José Berto Silva.


Na fazenda Aroeiras, a mulher do coronel José Lopes, Maria José Lopes, reconheceu Massilon e foi presa como refém ao preço de 40 contos de réis. O coronel se negou a pagar o resgate. “Ela não vale 39 contos, que dirá 40”, conta Sérgio Dantas. Mesmo assim a idosa foi levada.

O cangaceiro Massilon 
Fonte da imagem: http://blogdomendesemendes.blogspot.com

No mesmo percurso, foram assaltados os sítios Panati e Juazeiro e a fazenda Caiçara. Ali, invadiram a propriedade de Francisco Tomás de Aquino, que não se encontrava. 

Antônio Dias de Aquino
 Fonte da imagem: http://jotamaria-fogodacaicara.blogspot.com.br/

Pouco depois, entraram na propriedade de Antônio Dias de Aquino, sequestrado como guia. 

Continuaremos amanhã com o título:
"Primeira resistência aos cangaceiros"

Fonte: Jornal De Fato
Revista: Contexto Especial
Nº: 8
Página: 15
Ano: 6
Cidade: Mossoró-RN
Editor: José de Paiva Rebouças
E-mail: josedepaivareboucas@gmail.com
Ilustrado por: José Mendes Pereira

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário