Seguidores

terça-feira, 13 de junho de 2017

HOJE COMPLETA NOVENTA ANOS DA TENTATIVA DE INVASÃO À CIDADE DE MOSSORÓ/RN, POR PARTE DE LAMPIÃO E SEU BANDO.

Por Geraldo Júnior

No dia 13 de junho de 1927, após quatro dias em solo potiguar, Lampião e seu bando bate à porta de Mossoró/RN. Lampião envia um ultimato para o então Intendente de Mossoró/RN, Rodolfo Fernandez, que em resposta nega o pagamento da quantia de 400:000$000 (Quatrocentos Contos de Réis) exigida e avisa estar preparado para um eventual ataque cangaceiro contra a cidade.


Ao final da tarde do dia 13 de junho de 1927, Lampião e seu bando segue em direção à cidade. Os defensores da cidade se posicionam e esperam o momento exato para dar início ao combate.

Uma chuva passageira se inicia nesse momento aumentando ainda mais o clima de terror, apreensão e incertezas.


Os cangaceiros fazem o cerco à cidade e logo o primeiro ataque cangaceiro tem início. O cangaceiro Colchete desprovido de medo e em uma atitude ousada tenta atirar uma garrafa com gasolina (Coquetel Molotov) contra uma das trincheiras feita com fardos de algodão próximas à casa do Prefeito Rodolfo Fernandez, sendo imediatamente alvejado por um tiro que atingiu sua cabeça causando morte imediata. Jararaca II (José Leite de Santana) que vinha logo atrás tenta despojar o companheiro abatido, sendo atingido no peito, caindo sob o companheiro em forma de cruz. Pouco tempo depois Jararaca recobra a consciência e tenta fuga do local, onde novamente é baleado, dessa vez na perna, consegue fugir do local, mas é preso no dia seguinte e executado poucos dias depois. Sabino das Abóboras tem o seu chapéu "arrancado" da cabeça por um tiro. Menino de Ouro é ferido durante o confronto.


A derrota cangaceira é iminente e inevitável. Sabino das Abóboras, cangaceiro de larga experiência e um dos líderes do ataque saca sua pistola e dispara quatro tiros para o alto dando a ordem de debandada para o bando.

Era o fim.

Mossoró conquista a vitória sobre a hoste cangaceira.

Lampião sai derrotado. Levando na bagagem e em seu currículo cangaceiro a maior derrota de toda sua vida.

Diante da ousadia do ataque os governos a partir de então intensificam a caçada ao seu bando. Em agosto do ano seguinte (1928) Lampião e um pequeno grupo de homens atravessaria o Rio São Francisco rumo à Bahia, onde arregimentaria novos integrantes para recompor seu bando e recomeçar uma nova fase de sangue, saques, mortes e destruições.

Mais essa já é uma outra história.

Geraldo Antônio de Souza Júnior (Administrador do Grupo)

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=780762962087602&set=gm.1598149496864829&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário