Seguidores

terça-feira, 13 de junho de 2017

EM 13 DE JUNHO DE 1927, O CAPITÃO LAMPIÃO FAZ VISITA À MOSSORÓ-RN

Por José Mendes Pereira

Hoje, 13 de junho de 2017, está completando 90 anos que o afamado e filho lá de Serra Talhada no Estado de Pernambuco, Virgolino Ferreira da Silva o já então capitão Lampião, fez a sua primeira e última tentativa de assalto na maior cidade do Rio Grande do Norte, Mossoró, mas para os mossoroenses, foi considerada uma vitória, por terem vencidos o cangaceiro Lampião, proprietário da "Empresa de Cangaceiros Lampiônica & Cia". 

Segundo os pesquisadores e escritores do cangaço esta foi a primeira e mais importante derrota do então capitão Lampião. Nessa derrota sofrida pelo grande estrategista que era Lampião, perguntamos:

A causa da derrota do capitão cangaceiro foi:

1 - Tentativa de assalto à cidade de Mossoró sem ter sido bem planejada?

2 - O capitão foi na conversa de Massilon Leite que era apenas um principiante de cangaço, aceitando as suas informações, que a cidade era pequena e fácil de vencê-la?

3 - Lampião tinha certeza que a reação da cidade de Mossoró não o assustaria?

4 - O número de cangaceiros no bando não foi suficiente para vencer Mossoró, que naquele dia, ela estava bem preparada para receber o capitão e seus comandados?

5 - O tempo de cangaço que já contava o capitão Lampião ainda era pouco para vencer uma cidade com mais de 25 mil habitantes?

6 - A confiança do capitão em vencer facilmente os combatentes da cidade de Mossoró, fez com que ele não perdesse tempo para organizar melhor o seu assalto?

7 - Ou qualquer guerrilheiro, mesmo que seja bem preparado, esta sujeito a perder guerra?

8 - Ou São Vicente de Paulo e Santa Luzia não deixaram que o pior acontecesse na cidade que está sob os seus olhos?

À esquerda, a Igreja de São Vicente de Paulo, e à direita, o palácio do coronel Rodolfo Fernandes de Oliveira Martins, que era prefeito de Mossoró em 1927. Em frente ao seu palácio, uma trincheira para proteger os combatentes que enfrentaram o capitão Lampião.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário