Seguidores

sábado, 6 de maio de 2017

RUAS ANTIGAS DE POMBAL RUA DE BAIXO – HOJE É RUA BENIGNO IGNÁCIO CARDOSO D’ARÃO.

 Por Jerdivan Nóbrega de Araújo


Para que o povo denomine uma rua com o nome “rua de Baixo”, certamente deveria haver uma outra rua de Cima. Nesse caso, deduzo que a rua de cima seja a “rua dos Prazeres”, que depois foi “rua do Comércio” por conta do mercado instalado no início da rua, esquina onde hoje é o Pombal Ideal Club. Nos dias atuais é a rua Coronel João Leite.


Já a denominação da “rua de Baixo” nos dias de hoje é Rua Benigno Inácio Cardoso D’Arão, (senhor da foto) que a época era um morador da localidade, muito embora pouco gente de Pombal saiba disso.


Benigno Inácio Cardoso (meu quarto avô) era um judeu praticante, que inclusive improvisou em sua casa, naquela localidade, uma pequena Sinagoga, clandestina, naturalmente.

Rua de Baixo (Benigno Ignácio Cardoso D' Arão)

Ignácio Tavares, meu tio e bisneto de Benigno Inácio Cardoso D’Arão, nos lembra que “inicialmente, apenas membros da família podiam construir casas na nova rua em formação. O local pertencia à família D’Arão, pois, logo que chegaram à vila compraram uma larga faixa de terra, nas ribeirinhas do Rio Piancó, com o firme propósito de praticar uma agricultura familiar. O tempo passa. A família cresce ao passar do tempo. Assim sendo, casas e mais casas são construídas para abrigar os novos descendestes de João e Francisco Ignácio Cardoso D’Arão. “

Rua de Baixo (Benigno Ignácio Cardoso D' Arão)

Em meados do século XIX a rua de Baixo já era bastante significativa, ao ponto de existir um Inspetor de polícia para aquela localidade: era o chamado “Inspetor de Quarteirão da rua de Baixo” Este inspetor de chamava José Luís dos Santos. Foi a informação que eu extrai de um antigo processo relatado no meu livro “O CRIME DA RUA DA CRUZ”, crime este ocorrido em junho de 1884. O quarteirão da responsabilidade do senhor José Luiz ia da rua de Baixo até à rua da Cruz, que a época era formada por casas pobres e espaçadas entre si.


Benigno Ignácio Cardoso D' Arão

A rua de baixo sempre foi habitada por moradores do trabalho pesado. Eram e artífices, artesão em couro, pintores, pedreiros e pequenos agricultores.

Nos tempos das grandes cheias a rua de Baixo era a primeira localidade a ser atingida pelo rio Piancó.

Nasci e vivi um bom tempo na rua de Baixo.

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário