Seguidores

terça-feira, 2 de maio de 2017

MONUMENTO NATURAL GROTA DO ANGICO...Área de preservação ambiental..!

Do acervo do pesquisador Voltaseca Volta

O Monumento Natural Grota do Angico, unidade de conservação estadual criada através do Decreto 24.922 de 21 de dezembro de 2007, está situada no Alto Sertão Sergipano, a cerca de 200 km de Aracaju, entre os municípios de Poço Redondo e Canindé de São Francisco, às margens do Rio São Francisco. A região abriga remanescentes florestais da Caatinga hiperxerófita densa.


Com uma área total de 2.183 hectares, o Monumento Natural Grota do Angico foi criado com objetivo de preservar o sítio natural Grota do Angico e elementos culturais associados, mantendo a integridade dos ecossistemas naturais da Caatinga, para o desenvolvimento de pesquisa científica, educação ambiental, ecoturismo e visitação pública.


O Plano de Manejo do Mona Angico, em sua caracterização florística, registrou a ocorrência de 157 espécies nos limites da UC, distribuídas em 108 gêneros e 45 famílias, sendo 18 espécies endêmicas da Caatinga. 


Na caracterização da fauna identificou-se a presença de 24 espécies de mamíferos; 124 de aves, sendo 14 espécies consideradas como endêmicas do Brasil e 02 presentes na lista de espécies ameaçada do IBAMA (2003) como vulneráveis à extinção (são o jaó-do-sul Crypturellus noctivagus (e o chorozinho-de-papo-preto Herpsilochmus pectoralis); 25 espécies de répteis e 18 de anfíbios, sendo em que sua totalidade, os anfíbios representando a ordem Anura, enquanto que os répteis subdividindo-se em dois quelônios, doze lagartos e onze serpentes. 



Segundo pesquisadores, em todos os grupos estudados existe uma expectativa de ampliação da lista de espécies, o que atesta a importância dessa área protegida.


A importância do Monumento Natural se eleva quando se observa o seu valor histórico e cultural em função da presença da Grota do Angico, pois foi alvo da rota do Cangaço e cenário da morte do maior ícone deste movimento, Virgulino Ferreira, o Lampião, além de sua companheira Maria Bonita com nove cangaceiros. Fato ocorrido em 28 de julho de 1938.


A proteção desse sítio ecológico e histórico representa um avanço rumo à conservação da Caatinga, bioma ainda pouco estudado, que merece ser valorizado pela sua representatividade ecológica e sociocultural.
Fonte: http://Governodesergipe...


OBS - 1: Esse monumento (dotado de infra-estrutura; técnicos, laboratório, mirante, guardas ambientais etc...) destina-se a estudar e, conservar a biodiversidade existente no ANGICO. 


Quem vai para a Grota, lá pela cidade de Poço Redondo, da pista asfáltica até o Monumento dista cerca de 15 kms...Vale a pena conhecer. Desse monumento ate a Grota do Angico ( local da morte de Lampião e mais 10 cangaceiros dista em torno de 1250 metros )...



0BS - 2 ... Esse monumento, ainda, foi inaugurado no Governo de Marcelo Deda, a alguns anos, atrás...

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?multi_permalinks=639176659624615&notif_t=like&notif_id=1493751681829776

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário