Seguidores

domingo, 2 de abril de 2017

LAMPIÃO - GAROTO PROPAGANDA DO JORNAL "O GLOBO".

Por Geraldo Júnior
A fotografia foi gentilmente cedida pelo amigo/confrade Voltaseca Volta (Grupo Lampião, Cangaço e Nordeste).

A exemplo da empresa alemã Bayer (Medicamentos) o Jornal "O GLOBO" através do astuto Benjamin Abrahão, utilizou a imagem do cangaceiro para divulgar e alavancar a venda de seus produtos.

Lampião era e ainda é um personagem que desperta curiosidade e interesse por parte das pessoas e se tornou através dos anos uma marca, poderosa diga-se de passagem, de vendas de produtos. Sabedor desse potencial de Lampião, Benjamin Abrahão se utilizou da imagem do homem mais procurado do Nordeste e provavelmente do Brasil naquela época, para faturar em cima da imagem tão amplamente divulgada pelos mais variados meios de comunicação da época.

Embora o Jornal "O GLOBO" que Lampião aparece segurando na imagem abaixo seja do dia 10 de setembro de 1935, essa fotografia seguramente foi registrada por Benjamin Abrahão, antigo Secretário do Padre Cicero, no ano de 1936, ocasião em que Benjamin Abrahão fotografou e filmou Lampião e seu bando.

No início do ano de 1937 Benjamin Abrahão novamente esteve com Lampião e realizou novos registros do dia a dia do bando cangaceiro, deixando para a posteridade as mais nítidas e impressionantes fotografias da era lampiônica.

Pena que a grande maioria das fotografias e filmagens realizadas por Benjamin Abrahão foram apreendidas pelo órgão de censura do governo da época e destruídas, restando apenas pequena parcela do acervo que foi produzido a tantas penas pelo, como diria Frederico Pernambucano de Melo, "Pedro Malasartes" (Benjamin Abrahão).

Geraldo Antônio de Souza Júnior

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=742899099207322&set=a.703792683117964.1073741835.100004617153542&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário