Seguidores

quarta-feira, 26 de abril de 2017

CEL. DELMIRO GOUVEIA O 1º SHOPPING DO BRASIL; RAPTO DA FILHA DO PRESIDENTE DA PROVÍNCIA DE PERNAMBUCO; CONSTRUÇÃO DA FÁBRICA DA PEDRA... E, O SEU ASSASSINATO.

Acervo do pesquisador do cangaço Voltaseca Volta
Coronel Delmiro Gouveia - Foto Google

Delmiro Gouveia (1863-1917) em 1899 inaugurou no Recife o Derby, um moderno centro comercial que pode ser considerado o primeiro ‘shopping center’ do Brasil. Esse empreendimento foi um grande sucesso e motivo de orgulho para o Recife, atraindo multidões estimada em mais de 8 mil pessoas, até que foi incendiado em 2 de janeiro de 1900 pela polícia de Pernambuco, obedecendo ordens do então presidente da província Sigismundo Gonçalves (1845-1915), pois Delmiro tinha raptado, uma filha natural de 16 anos dele. Delmiro foi obrigado a fugir transferindo-se, em 1903, para Pedra, em Alagoas, uma povoação perdida no meio do sertão, porém servida pela estrada de ferro de Paulo Afonso e de excelente localização estratégica comercial, ficando próxima da fronteira com Pernambuco, Sergipe e Bahia (hoje chama-se Delmiro Gouveia em sua homenagem).

Delmiro comprou uma fazenda às margens da ferrovia onde instalou uma indústria e comércio de peles e couros construindo currais, açude e prédios para abrigar o curtume. Pela abundância de algodão com bom preço, planejou construir ali também uma fábrica de linhas de costura, que até então eram todas importadas da Inglaterra, as conhecidas ‘Linhas Corrente’, que monopolizavam o mercado brasileiro. Conseguiu do governo de Alagoas isenção de impostos e permissão para construir uma usina na cachoeira de Paulo Afonso.

Em 1912 iniciou a construção da fábrica e em 26 de janeiro de 1913 inaugurou a primeira hidroelétrica do Brasil com potência de 1.500 HP na queda de Angiquinho, Paulo Afonso, para abastecer a fábrica. Em 1914 iniciou as atividades da fábrica produzindo as linhas que eram vendidas em todo o Brasil, e exportadas para o outros países da América Latina, com preços muito abaixo dos praticados pela "Linhas Corrente", produzidas na Inglaterra pela 'Machine Cotton', que até então monopolizava o mercado de linhas de costura em quase todo o mundo. Com sua política comercial agressiva e inteligente logo dominou o mercado brasileiro e amplas fatias do mercado latino-americano.

O sucesso da empresa - que em 1916 já produzia mais de 500.000 carretéis de linha por dia – preocupou a diretoria do conglomerado inglês 'Machine Cotton', que tentou por todos os meios comprar a fábrica de Delmiro, como fazia em todo o mundo quando aparecia um concorrente. Delmiro era independente e não aceitava ser submisso, por motivos políticos e questões de terras, entrou em conflito com alguns poderosos coronéis da região, terminando por ser assassinado misteriosamente em 1917. Alguns historiadores incluem a 'Machine Cottton' no rol dos suspeitos por este assassinato. Seus herdeiros, não resistindo às pressões da 'Machine Cotton', venderam a fábrica à empresa inglesa, que mandou destruir as máquinas, demolir os prédios, e lançar os maquinários e escombros no rio São Francisco, livrando-se assim de uma incômoda concorrência.

FONTE;http://stravaganzastravaganza


https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/permalink/635974876611460/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário