Seguidores

terça-feira, 18 de abril de 2017

CANGACEIROS QUE MORRERAM NA GROTA DO ANGICO EM 28-07-1938

Por José Mendes Pereira
Foto colorida pelo professor e pesquisador do cangaço Rubens Antonio

Segundo o saudoso escritor e pesquisador do cangaço Alcino Alves Costa os cangaceiros que foram mortos na madrugada de 28 de julho de 1938, lá na Grota do Angico, no Estado de Sergipe, foram: O rei Lampião, Maria Bonita companheira do rei Lampião, Luiz Pedro, Quinta-Feira, "Colchete", Marselha, Enedina esposa do cangaceiro Zé de Julião (Cajazeira) , Elétrico, Mergulhão, e os irmãos Moeda e Alecrim. 

O leitor deve ver que este "Colchete" não deve ser confundido com o Colchete que foi morto pelos defensores de Mossoró, no Rio Grande do Norte, na tarde de 13 de junho de 1927, quando o bando de Lampião tentou invadir esta cidade. Os defensores faziam parte da trincheira do prefeito Rodolfo Fernandes.

O Colchete que morreu na Grota de Angico, segundo o escritor, era irmão do cangaceiro Pau Ferro, tendo sido este abatido nas Quiribas, pelo destacamento de Poço Redondo, no Estado de Sergipe.

Ainda informa o escritor que, são poucos que sabem que, entre os mortos na Grota de Angico, cinco destes cangaceiros, eram filhos lá da cidade de Poço Redondo. São eles: Enedina esposa de Zé de Julião, Moeda (João) e Alecrim (Zé Rosa) ambos eram irmãos, filhos de João Rosa lá da Serra, do Baixão e da Guia; Mergulhão e Elétrico.

Fonte de pesquisa:
Livro: "Lampião Além da Versão Mentiras e Mistérios de Angico"
Páginas: 356 e 357
Autor: Alcino Alves Costa

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário