Seguidores

sábado, 1 de abril de 2017

A CARETA DO SAGUIM

Por Clerisvaldo B. Chagas, 1 de abril de 2017 - Escritor Símbolo do Sertão Alagoano - Crônica 1.656

O alarde que fizeram em Maceió, sobre o saguim encontrado morto no Bairro da Gruta, deixou a população em polvorosa. E por mais ar de inocência que queira fazer, a TV Gazeta sabia que uma notícia veiculada na TV tem enorme dimensão. Talvez para causar sensacionalismo, querendo imitar em tudo as notícias negativas de outros estados protagonizou a Careta do Saquim. Talvez a gazeta estivesse procurando mesmo uma notícia sensacionalista, pois fala somente o dia todo, todo dia, de buraco, lama e esgoto.

Ilustração (salveoverde).

Depois da m... Feita, vem os panos quentes para acalmar a população. Por sua vez, enxergamos as autoridades apenas preocupadas com as carcaças dos animais mortos (falam em dois) tentando detectar alguma coisa que confirme ou negue a febre amarela. Também, depois de uma zoada da peste daquelas, a parte da Saúde corre que o só o raio da silibrina para mostrar serviço.

"No momento, a população não deve entrar em pânico. Não temos nenhum caso confirmado de febre amarela aqui em humanos. No primata que foi encontrado em setembro do ano passado o primeiro exame deu positivo. Mas existem três técnicas que são responsáveis por esse laudo. As outras duas deram negativas. Mesmo assim, iremos fazer uma contraprova. No momento, está descartada a febre amarela neste primata". 

Observem bem, primata encontrado em setembro do ano passado. Encaramos tudo isso como uma brincadeira de mau gosto e falta de responsabilidade em noticiários de peso.

Por outro lado não vem sendo veiculadas notícias sobre Batalhão Ambiental, IMA ou qualquer outro órgão responsável pela defesa da flora e da fauna. Na verdade, se tem animais morrendo nas grotas de Maceió, a obrigação seria uma investigação rigorosa em busca da causa. Tem gente envenenando os primatas? Chegou algum predador diferente na área? Tem pessoas malvadas caçando por ali. Será a escassez de comida que vem provocando as mortes? Fora os saguins, têm outros animais aparecidos mortos?

Caso não esteja havendo essa investigação em favor da nossa fauna urbana, demonstra uma falha grave nos órgãos protetores. Isso até nos faz lembrar dois galegos arruaceiros que havia no Bairro Camoxinga, em nossa cidade. Ficavam ambos no lugar denominado Maracanã e quando um cidadão passava eles perguntavam se tinha mosquito (um ditado da época). E se tivesse mosquito o pau cantava em qualquer um dos passantes.

É de se perguntar a Secretaria da Saúde e a TV Gazeta: Tem mosquito?



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário