Seguidores

quarta-feira, 15 de março de 2017

VOCÊ SABIA!

Por Clerisvaldo B. Chagas, 15 de março de 2017 - Escritor Símbolo do Sertão Alagoano - Crônica 1.646

As apresentações sobre o tempo com a Meteorologia da televisão, mudou muito. Avançou. O surgimento da apresentadora “Maju” divide bem o tempo entre a exibição antiga e a moderna. Após Maju e sua equipe por trás, não tem pra ninguém. A mulher é um espetáculo à parte. E a dinâmica elaborada para apresentação, evoluiu para a nota máxima.
Ilustração: (www.uol).

Aproveitando o ensejo, vamos perguntar se você sabe o que é e como se formam a neblina ou nevoeiro, a neve, o granizo, o sereno ou orvalho e a geada.

O granizo e a neve se formam em cima. O nevoeiro, o orvalho e a geada, formam-se em baixo.

·         Neve. A neve é água no estado sólido. Ela pode aparecer quando o ar das camadas mais altas da atmosfera fica muito frio. As gotículas d’água que estão por ali se transformam em cristais de gelo, isto é, solidificam-se, juntam-se em flocos de neve e caem. Tanto a atmosfera quanto o solo deverão estar com temperatura muito baixa. Na atmosfera, zero grau ou menos. Portanto, é correto se dizer que “estar caindo neve” ou uma nevasca.

·         Granizo. Já o granizo, são pedras de gelo que se formam nas nuvens de tempestade. As nuvens formadoras podem atingir até 25 Km de altitude, a temperatura até mais de 50 graus negativos. A queda do granizo é chamada popularmente de saraiva ou chuva de pedras.

As coisas não são tão simples e vários fenômenos acontecem para o desfecho da neve ou do granizo.

·         Nevoeiro. Pode acontecer quando o ar perto da terra estiver muito frio. Nesse caso o vapor de água que paira no ar se condensa, formando a neblina ou nevoeiro. Podemos dizer, então que nevoeiro ou neblina é uma nuvem que se forma próximo do solo.

·         Orvalho ou sereno. Em tempo frio o vapor de água do ar entra em contato com superfícies frias: folhas, vidros, lataria de carros... E passa do estado de vapor para o líquido. Costumamos chamar sereno, quando acontece à noite e orvalho quando surge pelas manhãs.

·         Geada. Finalmente a geada é um fenômeno em que se formam camadas finas de gelo sobre plantas e outras superfícies lisas. Pode-se dizer que a geada é o orvalho congelado. Veja que nesse caso, não se pode dizer que está caindo geada.

Esperamos que a didática tenha funcionado.
O autor também é Especialista em Geografia.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário