Seguidores

quarta-feira, 29 de março de 2017

VOA SABIÁ

Por Clerisvaldo B. Chagas, 29 de março de 2017 - Escritor Símbolo do Sertão Alagoano - “Crônica” 1.654

Vamos brindar os leitores com o mais recente gênero introduzido na Cantoria de Viola Nordestina: Voa Sabiá. Após cada estrofe improvisada de oito linhas (oito versos) por um dos cantadores, ambos cantam juntos o refrão: Voa sabiá/do galho da laranjeira/que a bala da baladeira/vem zoando pelo ar. 

SABIÁ. Ilustração (Alberto Vilas).

Esse gênero veio animar muito as pelejas, o povo se balança com a melodia e canta o refrão com os cantadores. Improvisando:

Lá na fazenda
Logo cedo da manhã
Passa alegre a jaçanã
O azulão vem cantar
O Bem-te-vi
Sempre considerarei
Mas o sabiá é rei
Ninguém pode lhe açoitar

Voa sabiá
Do galho da laranjeira
Que a bala da baladeira
Vem zoando pelo ar
(Bis)

O meu amor
Vem esquentar minha cama
O perfume se derrama
Na penumbra do lugar
A madrugada
Corre nos becos da rua
Eu despido e ela nua
Deixo o amor dominar

Voa sabiá
Do galho da laranjeira
Que a bala da baladeira
Vem zoando pelo ar
(Bis)

No meu sertão
A seca acaba com tudo
Deixa o vaqueiro mudo
Só a sede pra matar
O gado berra
Com fome detrás do morro
Os latidos do cachorro
Fazem seu dono chorar

Voa sabiá
Do galho da laranjeira
Que a bala da baladeira
Vem zoando pelo ar
(Bis)

O Brasil joga
Vamos ver um grande embate
Deus me livre de empate
Deixe meu Brasil jogar
Vou ver o jogo
Hoje Paraguai apanha
Com inteligência e manha
Dos golaços de Neymar

Voa sabiá
Do galho da laranjeira
Que a bala da baladeira
Vem zoando pelo ar
(Bis).


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário