Seguidores

quinta-feira, 2 de março de 2017

VEJA ALGUNS TRECHOS DE REPORTAGEM DO DIÁRIO DE PERNAMBUCO E DA FOLHA DE SÃO PAULO.

Material do acervo do pesquisador José João Souza

DIÁRIO DE PERNAMBUCO:

Em 1953, após uma série de reportagens de O Cruzeiro, de ampla repercussão em todo o país, o deputado Miguel Mendonça, da Assembleia Legislativa de nosso estado, foi à tribuna e lançou veemente protesto, Entre outras palavras, disse aquele parlamentar:

“A manutenção das cabeças humanas insepultas e sua exibição ao público, sobre ser, em si mesmo um ato monstruoso e de inaudita selvageria e um grave ultraje à dignidade da pessoa humana”.

Com a solidariedade da Câmara Municipal do Recife e da imprensa de nossa capital, a Assembleia Legislativa encaminhou ao Ministério da Justiça um pedido, no sentido de que fossem sepultadas as cabeças de Lampião e seus comparsas.

FOLHA DE SÃO PAULO:

Há vários fatos curiosos envolvendo a história da suposta morte de Lampião. Um deles é que sua cabeça ficou 30 anos, seis meses e nove dias insepulta, aguardando pronunciamento da Justiça.

Só foi enterrada em fevereiro de 1969, no cemitério Quinta dos Lázaros, em Salvador, depois que a Presidência da República (governo Costa e Silva) o indultou.

Durante todo esse tempo, foi exibida para estudantes e curiosos. E só foi submetida a um exame necrológico quatro dias depois do degolamento em Angico.

https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/?fref=ts

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário