Seguidores

sexta-feira, 10 de março de 2017

UM EXCELENTE LIVRO!

Por Antonio Corrêa Sobrinho

Leitura Indispensável para quem deseja conhecer e, principalmente, aprofundar-se no conhecimento do antes, do durante e do depois ANTONIO CONSELHEIRO e a GUERRA DE CANUDOS.

SERTÃO, REPÚBLICA E NAÇÃO
De Dawid Danilo Bartelt
(Sinopse na contracapa)

"A guerra de Canudos efervesceu no centro da nova República Brasileira. Canudos ficava fora do alcance das estradas de ferro e dos planos de desenvolvimento num dos lugares economicamente menos interessantes de todo o Brasil. Era muito improvável que um habitante da costa fosse se perder nessas paragens. No entanto, o acontecimento discursivo chamado "Canudos" determinou na Capital a fase final de uma guerra civil que decidiu o futuro republicano. Ao mesmo tempo, "Canudos" tocou a opinião pública no ponto sensível onde República e nação se cruzaram.

SERÃO, REPÚBLICA E NAÇÃO analisa, portanto, como o movimento de Canudos, um movimento de sertanejos, surgiu na opinião pública de Salvador e do Rio de Janeiro, centros de decisões estatais, eclesiásticas e políticas, e como foi criada uma ideia de "Canudos" que levou à destruição do arraial homônimo, fazendo surgir na consciência nacional o sertão, região esquecida mas nunca retirada do imaginário brasileiro e refocalizada sob o imperativo modernizador do Estado-nação em formação durante o século XIX."

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1142171509245057&set=gm.612393495636265&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário