Seguidores

terça-feira, 28 de março de 2017

RESISTÊNCIA AO BANDO DE LAMPIÃO LAMPIÃO E SEU BANDO EM MOSSORÓ NO ANO DE 1927.


Mais um importante ato libertário ocorrido em Mossoró, ano de 1927, foi a resistência ao bando do cangaceiro mais famoso do nordeste brasileiro: Virgolino Ferreira da Silva, popularmente conhecido como "Lampião". 

Nesse mesmo ano, o município experimentava um crescimento tanto no comércio e na indústria. O bando entrou no Rio Grande do Norte pelo município de Luís Gomes, na transição entre os dias 9 de 10 de junho, percorrendo várias cidades do Oeste do Rio Grande do Norte, até chegar a uma cidade conhecida até os dias atuais como "a capital do oeste potiguar": Mossoró. 

Nesse ataque, Lampião e seu bando sofreram sua única derrota desde o seu início da vida como cangaceiro. No dia 12 de junho, o cangaceiro e seus companheiros chegaram ao distrito de São Sebastião, anexado ao município de Mossoró, hoje o município de Governador Dix-Sept Rosado. Lá, ele enviou um telegrama à sede do município de Mossoró, avisando à população sobre o ataque do bando. Isso fez com que Mossoró entrasse em desespero e levou o prefeito a organizar um êxodo, montando trincheiras para conter os invasores.

Já em 13 de junho, Lampião e seu bando chegaram ao Sítio Saco. Lá, ele enviou um bilhete, que pedia uma quantidade total de 400 réis em dinheiro, para poupar a cidade de Mossoró. O prefeito de Mossoró negou e depois recebeu um segundo bilhete ameaçador. 

O ataque a Mossoró só começou de fato às quatro horas da tarde, quando o líder do bando dividiu seus cangaceiros em três grupos diferentes, cada um com a função de atacar um local diferente: 


O primeiro grupo de cangaceiros formado por Lampião no momento do ataque foi ordenado para atacar  a casa do prefeito, que hoje abriga a sede da Prefeitura Municipal da cidade de Mossoró, no Estado do Rio Grande do Norte.

Vista aérea da casa do prefeito Rodolfo Fernandes na época

O segundo grupo de cangaceiros comandado pelo seu então chefe supremo, o capitão Virgolino Ferreira da Silva atacou a Estação Ferroviária de Mossoró. 

Estação Ferroviária hoje transformada em Estação das Artes

Enquanto estes dois grupos atacavam estes prédios o terceiro grupo  teve a função de atacar o cemitério. Mas nem se sabe o motivo de acatar "cemitério" vez que lá não existe bens materiais que possam ser levados por facínoras. 

Foto histórica: 18 anos após a tentativa de invasão de Lampião a Mossoró, em 1945, o Zepelim sobrevoava a estação ferroviária

Uma hora após o início da tentativa de invasão à maior cidade do Estado do Rio Grande do Norte, Mossoró, o capitão Lampião vendo que era inútil continuar a tentativa de assalto, resolve recuar, deixando o cangaceiro Colchete morto no momento do confronto, e José Leite de Santana o cangaceiro Jararaca para trás. Este último foi ferido, preso e morto  dias depois do ataque, e encontra-se enterrado no mesmo cemitério que havia sido invadido pelo bando de Lampião, sendo depois um elemento de culto pelos mossoroenses.

Fonte de pesquisa: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mossor%C3%B3

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário