Seguidores

terça-feira, 21 de março de 2017

QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ACHADO?

Por Geraldo Júnior

Vocês conhecem essa senhora da imagem abaixo? Provavelmente não.

A fotografia (Imagem) abaixo foi exibida no Jornal carioca "Diário da Noite", segundo informações do impresso é de Dona "Virgolina" irmã de José Ferreira, pai de Lampião. Um fato no mínimo curioso já que essa senhora em depoimento afirma ser natural do estado do Piauí o que contrária muitos estudos e pesquisas realizadas que apresenta que José Ferreira pai de Lampião seria originário da região dos Inhamuns no Ceará e outros que ele seria originário da região de Triunfo/PE (Fazenda Carro Quebrado).

Dona Virgolina que na época morava na periferia de Fortaleza/CE declarou ao Jornal "Diário da Noite" que era natural da região de Picos/PI de uma localidade conhecida como "São Julião". Afirma ainda que esteve com o sobrinho-cangaceiro pela última vez no ano de 1926 na cidade de Juazeiro do Norte/CE, na ocasião em que Lampião esteve na cidade a convite do Padre Cicero e de Floro Bartholomeu, braço político do padre, onde recebeu a polêmica patente de "Capitão" dos batalhões patrióticos que dariam combate à coluna de revoltosos militares liderados por Luiz Carlos Prestes durante sua passagem pela região Nordeste.

As outras informações constantes no jornal são irrelevantes.

Lendo a referida reportagem fiquei me perguntando:

- Teria sido o nome de Lampião (Virgolino) uma homenagem feita por seu pai (Zé Ferreira) à irmã (D. Virgolina)?

- Seria Zé Ferreira natural do estado do Piauí e não do Ceará ou do Pernambuco como alguns estudiosos afirmaram em seus trabalhos ao longo dos anos?

- Ou essa senhora seria uma "criação" do jornal para alavancar suas vendas?

Ficam as interrogativas.

* Lembrando aos amigos (as) que há alguns anos atrás apareceu na região de Serra Talhada/PE um senhor se dizendo ser "Ezequiel Ferreira" irmão caçula de Lampião e que teria ido em busca de documentos para sua aposentadoria. Esse senhor em depoimento afirmou que a história sobre sua "morte" teria sido arquitetada (1931) para auxiliar a sua saída do cangaço e não sofrer posteriores perseguições por parte das policias e de inimigos. Fato que a maioria dos pesquisadores discordam, baseados em evidências contrárias. Na imagem em anexo D. Virgolina e o repórter do Jornal "Diário da Noite".

Ficam as interrogativas.

Qual a sua opinião sobre esse fato?

Geraldo Antônio de Souza Júnior (Administrador do Grupo)

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=736466519850580&set=gm.1503565059656607&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário