Seguidores

quarta-feira, 8 de março de 2017

PIETRO CIARLINI - 06/03/2017

Por Geraldo Maia do Nascimento

Em 1917 chegava à Mossoró o engenheiro Pietro Luigi Maria Della Palude Ciarlini, ou simplesmente Dr. Pedro Ciarlini, com a incumbência de estudar e construir obras de responsabilidade da Inspetoria de Obras Contra as Secas, entre as quais, as barragens no Rio Mossoró, além de projetar estudos para a construção do açude “Canto da Lagoa”, no Rio Upanema, no sítio Carmo.  


Nascido em Regio Emilie (Itália), a 17 de maio de 1877, ambientou-se bem cedo aos círculos sociais da cidade, passando a ter relevante atuação junto à comunidade, promovendo recitais e colaborando em orquestração, na encenação de revistas de costumes locais e peças teatrais, tornando-se, consequentemente, pessoa de íntimo conceito familiar. Aqui nasceram muitos de seus filhos, tendo deixado uma descendência de 37 rebentos, dos três matrimônios contraídos, conforme nos informa Lauro da Escóssia. Durante sua permanência em Mossoró, vários foram os projetos de autoria do Dr. Pedro Ciarlini, não só de açudes e barragens como também de prédios. É de sua autoria, por exemplo, o projeto do Colégio Diocesano Santa Luzia, tal qual permanece até os dias atuais. O Dr. Pietro Luigi Maria Della Palude Ciarlini prestou a Mossoró relevante serviços, como engenheiro e ainda como incentivador da cultura musical em nossa cidade. Faleceu em Fortaleza/CE a 06 de março de 1955. É patrono no Departamento de Engenharia Agrícola da UFERSA (Universidade Federal Rural do Semi-árido) e na Escola de Música da Prefeitura Dr. Pedro Monteiro Ciarlini, criada pelo decreto 2.213/2003, de 15 de maio de 2003, além de ter seu nome em uma artéria localizada no distrito 630, num reconhecimento da cidade à sua memória.

por Geraldo Maia

Todos os direitos reservados

É permitida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.

Autor:
Jornalista Geraldo Maia do Nascimento
Fontes:
http://www.blogdogemaia.com

http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com.br
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário