Seguidores

domingo, 26 de março de 2017

OS CANGACEIROS DE PORTINARI

Material do acervo do pesquisador Renilson Soares

O cangaço é um dos assuntos mais recorrentes na obra de Candido Portinari (1903-1962). São 114 trabalhos do artista registrados sobre esse tema no site do Projeto Portinari, que incluem várias técnicas, como a pintura, a gravura e o desenho.


A abordagem do cangaço está diretamente ligada à sua afiliação ao Partido Comunista Brasileiro, pelo qual foi candidato a deputado, em 1945, e a senador, em 1947, sem nunca ter sido eleito.


A aproximação com o marxismo o levou a tratar das questões sociais brasileiras. Tiradentes, por exemplo, é outro personagem da história nacional retratado por Portinari -22 vezes. 


Numa época que a arte abstrata era tratada como a corrente mais avançada, especialmente nos Estados Unidos, Portinari conseguiu grande projeção, realizando dezenas de exposições e até mesmo os painéis "Guerra e Paz" na sede da ONU, em Nova York, em 1956.


Candido Portinari nasce em 30 de dezembro de 1903, numa fazenda de café perto do pequeno povoado de Brodowski, no estado de São Paulo. 


Filho de imigrantes italianos, de origem humilde, tem uma infância pobre. Recebe apenas a instrução primária. Desde criança manifesta sua vocação artística. Começa um Pintar aos 9 anos. E – do cafezal às Nações Unidas – ele se torna um dos maiores pintores do seu tempo.


O tema essencial da obra de Candido Portinari é o Homem. Seu aspecto mais conhecido do grande público é a força de sua temática social. 


Embora menos conhecido, há também o Portinari lírico. Essa outra vertente é povoada por elementos das reminiscências de infância na sua terra natal: os meninos de Brodowski com suas brincadeiras, suas danças, seus cantos; o circo; os namorados; os camponeses... o ser humano em situações de ternura, solidariedade, paz.

https://www.facebook.com/groups/1617000688612436/?fref=ts

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário