Seguidores

segunda-feira, 20 de março de 2017

NEM SANTO NEM IGREJA

Por Clerisvaldo B. Chagas, 20 de março de 2017 - Escritor Símbolo do Sertão Alagoano - Crônica 1.647

Lembramos um bom momento da intensidade inicial dos bíblicos da Paróquia de São Cristóvão, em Santana do Ipanema, Alagoas. Muito bonito o movimento em que um dos líderes era o ainda jovem José Vieira também fundador do Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Depois veio a fundação do Centro Bíblico no Bairro Camoxinga, um belo espaço que, inclusive, consta no livro 230 e que estar sendo veiculado. O Retiro espiritual realizado anualmente durante o Carnaval no sítio Tigre, município de Maravilha, foi outra grande conquista dos estudiosos da Bíblia. Ali tivemos oportunidade de passarmos um dia e uma noite com uma convivência maravilhosa. Temos impressão, porém, de que uma igreja projetada para o Clima Bom, Bairro mais recente e esquecido da cidade, fazia parte desse mesmo Movimento Bíblico. Lembramo-nos do cidadão José Nogueira ─ um dos líderes daquele povo ─ à frente de uma luta para construção da igreja na parte mais alta do Clima Bom.

Ruínas da igreja do Clima Bom, em 2.3.17 Foto: (Clerisvaldo B. Chagas).

Na realidade, pouco ou nada sabemos sobre o assunto, salvo um movimento de bastante gente trabalhando para erguer o templo e entre eles o senhor José Nogueira, homem da voz bonita que puxava os cânticos dos louvores. Todas as igrejas e igrejinhas de Santana do Ipanema contaram com muitos problemas até chegarem a “inauguração”. E para citar apenas um exemplo, apontamos a igrejinha de São Pedro no mesmo bairro, interrompida na construção por mais de 15 anos.

Passado tanto tempo do trabalho para se erguer o templo do Clima Bom, quinze ou vinte anos, andamos por lá ultimamente. Ao avistarmos o local onde seria erguida a igreja, uma grande tristeza nos abateu. Um nó ficou enganchado na garganta e acho que, as lágrimas sentiram acanhamento e  não quiseram aparecer. Estava ali diante dos nossos olhos tristonhos apenas as ruínas do esqueleto que não prosperou. Tivemos impressão de que aquelas ruínas da igreja nos chamavam num pedido de socorro, clamavam pedindo justiça e erguiam os braços em agonia. Que grande impacto para a nossa sensibilidade naquela hora de meio-dia!

Não sei por que a igreja não foi construída, mas tenho certeza de que daria uma boa história comovente e fantástica. Quase tremendo de ansiedade fotografei a vida que não vingou, quis mostrá-la a um dos líderes daquele movimento de outrora, mas soube que isso seria um golpe mortal no cidadão que se encontra enfermo.

Nada pesquisamos. Apenas levamos a alma da igreja na máquina fotográfica que algum santo, por termos nos comovido, ajudou a formar uma OBRA-PRIMA semelhante à pintura que a muito custo resolvemos publicar.

·         Igrejinha não concluída do Clima Bom, em Santana do Ipanema, AL. Ao compartilhar ou usá-la, lembre-se da sua autoria.

·         Foto de Clerisvaldo B. Chagas em 2.3.2017.



http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário