Seguidores

quinta-feira, 9 de março de 2017

NAS TRILHAS DO MEU AVÔ

Por José Edilson de Albuquerque Guimarães Segundo

José Edilson de Albuquerque Guimarães Segundo é um jovem mossoroense, filho de José Edilson de Albuquerque Guimarães e Deodina Silveira de Albuquerque Guimarães. Neto de um ferroviário que escreveu um livro enquanto trabalhava na montagem dos trilhos da Rede Ferroviária, contando os bastidores da obra e que foi citado em texto do neto na contracapa: "Na escolha do título desta obra, resolvi optar por fazer uma homenagem a meu avô materno, Pedro Leopoldo da Silveira, que por sinal, não conheci. Soube que viveu a maior parte da sua vida exercendo, com esmero, a profissão de ferroviário e, com pendor para literatura, como ele mesmo gostava de mencionar, percebi que teríamos alguma coisa em comum. Por essa razão, a vontade de seguir seu mesmo caminho literário, surgiu: Nas Trilhas de Meu Avô".


Em Trilhas do Meu Avô o autor apresenta o perfil biográfico de alguns mossoroenses ou pessoas que em Mossoró fincaram raízes, lembrando as obras dos saudosos Raimundo Nonato e Walter Wanderley, que soubera tão bem descrever seus conterrâneos e contemporâneos. Edilson Segundo descreve Padre Freire, Miguel Faustino do Monte, Família Albuquerque, Francisco Isódio, Deoclides Vieira de Sá, Affonso Freire de Andrade, Milton Freire de Andrade, Chico Guilherme, professora Hilda Guimarães, Heloísa Leão de Moura, os  irmãos sacerdotes, Dom José Medeiros e o Monsenhor Leão, Américo e Alfredo Simonetti, Hamilcar e Alcir Silveira; o atleta Dequinha, Walter Wanderley, Mota Neto e Almir de Almeida Castro.  

Nas Trilhas do Meu Avô tem 110 páginas, o professor, escritor e blogueiro Honório de Medeiros assina as orelhas, no qual aposta no novo escritor: "Eis que de forma discreta, mas incisiva, desponta nas letras mossoroenses - e do estado - esse jovem escritor (...) desta vez nos brinda, seguindo a tradição mossoroense do ensaio biográfico, com Nas Trilhas do Meu Avô no qual, traça o perfil, dentre outros, de Pedro Leopoldo da Silveira, de quem é neto, um homem como poucos os há nos dias de  hoje, posto que parece terem jogado fora a fôrma com a qual foram eles feitos. Tristes tempos!"

 O editor David de Medeiros Leite assina a apresentação do livro, lembrando frase de Charles Chaplin: "A vida é um assunto local". Escreve David sobre Nas Trilhas do Meu Avô: "A historiografia provinciana desperta interesse, justamente por retratar personagens que, de algum modo, modificaram ou protagonizaram fatos que nos dizem respeito, seja de forma direta ou nos remetendo aos nossos antepassados, levando-nos a caminhar sobre o chão que conhecemos tão bem. Resta-nos, assim, enaltecer a iniciativa de Edilson Segundo que, ao seguir as trilhas do seu avô, presenteia-nos com significativo livro".

Sobre o autor

Edilson Segundo é graduado em Ciências Biológicas, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Mestre em Geociências, também pela UFRN. É servidor municipal em Mossoró e iniciou suas atividades literárias em 2012, com um texto na Revista Oeste. Em 2014, em parceria com o professor e escritor, Doutor David de Medeiros Leite, publicou o livro Mossoró e Tibau Em Versos: Antologia Poética, também pela Editora Sarau das Letras. Edilson Segundo é casado com a paulista, Andreia Hirakawa, fotógrafa profissional, e pai de Larissa. Contatos do autor: jesegundo@hotmail.com e celular da operadora Claro: 84 99175.2422.

http://livrosregionais.blogspot.com.br/2017/03/blog-post.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário