Seguidores

sábado, 18 de março de 2017

LUTO EM MOSSORÓ, MAIS UMA VEZ!

Por Lindomarcos Faustino

Mais um dia triste para a cidade de Mossoró, faleceu hoje pela manhã a professora e radialista JACY GURGEL, uma figura muito querida na cidade. Vai aqui os sentimentos a toda família da então professora falecida.

Jacy Gurgel Fernandes nasceu no dia 16 de fevereiro de 1944, na cidade de Caraúbas-RN. Filha do Dr. Sebastião Maltez Fernandes e Maria de Lourdes Gurgel Fernandes. Ela foi a segunda filha de um parto de gêmea, Lêda, era sua outra irmã, que faleceu prematuramente.

Aos dois anos de idade passou a residir no município de Mossoró, quando veio com seus pais, onde nesta urbe aprendeu suas primeiras letras, estudando numa escola particular “Jesus, Maria e José”, que ficava na Rua Coronel Gurgel, de propriedade da professora Maria Gurgel; mais tarde passou a estudar no Colégio Sagrado Coração de Maria, nesta época era muito estudiosa e sua grande paixão era a língua francesa, mas a freira que ensinava tinha adoecido e Jacy passou a lecionar a língua estrangeira, ao mesmo tempo era estudante; mais adiante foi se profissionalizar no magistério, no Grupo Escolar Normal de Mossoró. Após que terminou o curso, passou a lecionar na Escola Normal de Mossoró, no Colégio Sagrado Coração de Maria, no Colégio Estadual (atualmente Escola Estadual Jerônimo Rosado) e no Curso Pedagógico, na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. 

Na década de 60, formou-se no Curso de Letras, onde passou em primeiro lugar, pela Fundação Universidade Regional do Rio Grande do Norte – FURRN. Ela passou muitos anos lecionando as seguintes matérias: Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa e Literatura Norte-riograndesse. Esta amante das letras foi diretora do Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana. 

Sua ligação com o rádio iniciou no ano de 1963, quando recebeu o convite do monsenhor Américo Vespúcio Simonetti para trabalhar na Rádio Rural de Mossoró, assim quando foi inaugurada. Nesta Emissora ela passou a editar e a apresentar o programa “A Rural Sua Amiga”, em substituição da radialista Socorro Fernandes. Depois ela passou a apresentar o jornalismo na Rádio Rural; com o passar dos anos ela saiu da Rádio e retornou novamente depois e ocupou o cargo de diretora da programação.

No ano de 1988 ela recebeu o convite do Padre Sátiro Cavalcanti Dantas para integrar na Rádio Santa Clara, que iria ser inaugurada neste ano. Nesta Emissora ela foi diretora da programação, onde montou toda programação da rádio; Jacy Gurgel chegou a produzir e apresentar nesta FM os programas: “FM Mulher”, “Poemas e Canções”. Na Rádio FM Santa Clara ela permaneceu até o ano de 2001, quando deixou definitivamente o rádio e, passou há dedicar seu tempo a sua família. 

Para ela o rádio é “Uma coisa mais perto do povo e é o imediatismo da notícia.” Ela ainda foi a primeira mulher a presidir o Rotary Clube de Mossoró, a partir do dia 07 de julho de 1995, permaneceu durante dois anos, neste posto. A solenidade da sua posse ocorreu nas dependências do Restaurante O Travessia, e contou com a participação de diversas autoridades.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1150270415098762&set=a.183548778437602.38072.100003474425444&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário