Seguidores

domingo, 5 de março de 2017

LÍDIA PEREIRA DE SOUSA

Por Geraldo Júnior

VAMOS FALAR UM POUCO SOBRE AQUELA QUE É APONTADA PELA GRANDE MAIORIA DAS PESSOAS QUE A CONHECERAM COMO A MAIS BELA MULHER A FAZER PARTE DE UM BANDO CANGACEIRO EM TODOS OS TEMPOS.

Estamos falando da jovem cangaceira Lídia Pereira de Sousa que ficou conhecida na história do cangaço nordestino como "Lídia de Zé Baiano" por ter acompanhado o temido cangaceiro e com ele convivido durante aproximadamente três anos até ser assassinada pelo companheiro durante a segunda semana de julho de 1934 nos limites do município de Poço Redondo/SE, após ter sido descoberta sua traição envolvendo outro cangaceiro de alcunha Bem-Te-Vi III (Ademórcio) que pertencia ao subgrupo do bando de Lampião que era liderado por Corisco.

Inconformado com a traição, Zé Baiano resolveu assassiná-la a pauladas como uma forma de "lavar" sua honra conforme os costumes da época. Bem-Te-Vi foi defendido por outros cangaceiros e conseguiu escapar, fugindo do local durante a noite e nunca mais se teve notícias sobre seu paradeiro.

Lídia pagou um alto preço por sua traição.

Segundo muitos que a conheceram, Lídia era uma mulher formosa de beleza descomunal para os padrões sertanejos daqueles tempos, uma mulher que chamava a atenção devido aos seus atributos físicos e que se destacava entre as demais mulheres dos bandos, mas que infelizmente teve um fim trágico.

Os anos, as décadas se passaram e aqui estamos nós mais de oitenta anos após sua morte discutindo sobre a sua beleza que ficou somente na memória daqueles (as) que a conheceram, pois como bem sabemos não há nenhum registro (Fotografia) de Lídia Pereira de Sousa.

Ficamos a imaginar como seria a fisionomia e o físico da bela cangaceira e certamente jamais conseguiremos definir com exatidão os atributos que levaram muitas pessoas a apontá-la como a mais bela cangaceira de todos os tempos.


A fotografia acima que foi a mim gentilmente enviada pelo amigo Glauber Araujo (Paulo Afonso/BA) é de Francelina Pereira de Sousa irmã de Lídia e talvez em seus traços fisionômicos consigamos encontrar alguma semelhança ou não, entre ela e a irmã cangaceira.

Restando-nos apenas a especulação.

Bom dia Cabroeira.
Geraldo Antônio de Souza Júnior (Administrador do Grupo)

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=728450370652195&set=gm.1488471137832666&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário