Seguidores

sábado, 11 de março de 2017

A ARTE DE ALDEMIR MARTINS


Um dos principais artistas da arte moderna brasileira, Aldemir Martins sempre fez questão de expressar a influência do seu estado, o Ceará, por meio das suas pinturas e desenhos, além de criar um grupo para fomento de artistas plásticos locais.



A obra do pintor cearense Aldemir Martins está recheada de retratos de cangaceiros, bandos de homens armados, comuns ao interior nordestino na segunda metade do século XIX e início do XX. 




Eram famosos pela coragem e também vistos como símbolo da vida miserável no sertão. Dentre os vários grupos estava o comandado por Lampião, cantado em verso e prosa na literatura brasileira.



No início dos anos 1940, Aldemir Martins criou, juntamente com Mário Barata e Antônio Bandeira e outros, o Grupo Artys e a SCAP - Sociedade Cearense de Artistas Plásticos, grupo de fomento à arte cearense, influenciados pela arte moderna. Ainda nesta época, o artista fez a sua primeira exposição no o II Salão de Pintura do Ceará, permaneceu também trabalhando como ilustrador em jornais locais.

Fonte: facebook
Página: Renilson Soares
Link: https://www.facebook.com/groups/1617000688612436/?fref=ts

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário