Seguidores

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

UM PEQUENO RESUMO DOS MAIS BRAVOS HOMENS DO CANGAÇO.

Por Emídio Roberto

"O Cangaço foi um fenômeno do banditismo brasileiro ocorrido no Nordeste do país em que os homens do grupo vagavam pelas cidades em busca de justiça e vingança pela falta de emprego, alimento e cidadania causando o desordenamento da rotina dos camponeses".

subgrupos:

Os que prestavam serviços Caracterizados para os Latifundiários; os "Satisfatórios", Expressão de poder dos grandes Fazendeiros e os Cangaceiros independentes, com Características de Banditismo.


O primeiro bando de cangaceiros que se tem conhecimento foi o de Jesuíno Alves de Melo Calado, "Jesuíno Brilhante", que agiu por volta de 1870, embora alguns historiadores atribuam a Lucas Evangelista o feito de ser o primeiro a agregar um grupo;Característico de Cangaço, nos arredores de Feira de Santana (em 1828), sendo ele preso junto com a sua quadrilha em 28 de Janeiro de 1848 por provocar durante vinte anos assaltos contra a população de Feira.

Corisco

O último grupo cangaceiro famoso porém foi o de "Corisco" (Cristino Gomes da Silva Cleto), que foi assassinado em 25 de maio de

O Cangaceiro mais Famoso foi Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião, que também denominado o "Senhor do Sertão" e "O Rei do Cangaço". Atuou durante as Décadas de 20 e 30 em praticamente todos os Estados do Nordeste.

O cangaço teve o seu fim a partir da decisão do então Presidente da República, Getúlio Vargas, de eliminar todo e qualquer foco de desordem sobre o território nacional. O regime denominado Estado Novo incluiu Lampião e seus cangaceiros na categoria de extremistas. A sentença passou a ser matar todos os cangaceiros que não se rendessem.

Lampião

No dia 28 de julho de 1938, na localidade de Angico, no estado de Sergipe, Lampião finalmente foi apanhado em uma emboscada das autoridades, onde foi morto junto com sua mulher, Maria Bonita, e mais nove cangaceiros.

Este era o cangaceiro Cirilo de Engrácias

Os cangaceiros foram Degolados e suas Cabeças colocadas em Aguardente e cal, para Conservá-las. Foram expostas por todo o Nordeste e por onde eram levadas atraiam Multidões.

O Cabeleira

José Gomes. Nascido em 1751, em Glória do Goitá.

Lucas da Feira

Lucas da Feira, ou Lucas Evangelista, agiu na região da cidade baiana de Feira de Santana entre 1828 e 1848. Ele e seu bando de mais de 30 homens roubavam viajantes e estupravam mulheres. Foi enforcado em 1849.


Um caso particular foi o de Januário Garcia Leal, o Sete Orelhas, que agiu no sudeste do Brasil, no início do século XIX, tendo sido considerado justiceiro e honrado por uns e cangaceiro


Obrigado/a Administradores do Grupo.

https://www.facebook.com/groups/ocangaco/?multi_permalinks=1466024810077299%2C1465936830086097%2C1465771660102614&notif_t=group_activity&notif_id=1486642529665524

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário