Seguidores

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

O SORRISO DE LAMPIÃO: LEITORES E COMENTÁRIOS

*Rangel Alves da Costa

Uma absoluta certeza: o tema cangaço vem despertando cada vez mais atenção e interesse. Isso se comprova em cada texto que escrevo acerca de Lampião e seu bando ou sobre a saga cangaceira em geral. Logicamente que quando mais for instigante a escrita mais a atenção do leitor é despertada. Contudo, um fato inusitado aconteceu.

Inusitado mesmo. E assim por que eu jamais imaginaria que um texto tão despretensioso como “O Sorriso de Lampião” fosse alcançar tamanho número de leitores e tantos comentários elogiosos. E digo despretensioso por que um escrito bem menos contundente que o anterior intitulado “O coiteiro Pedro de Cândido e as evidências da traição”.

Contudo, publicado o texto na última terça-feira nos grupos que sigo no Facebook sobre a temática cangaceira (Historiografia do Cangaço; O Cangaço; Ofício das Espingardas; e Lampião, Cangaço e Nordeste), até a presente data cerca de 500 seguidores se demoraram em leitura, curtiram e muitos destes acabaram tecendo comentários de todos os tipos, mas quase sempre enaltecendo a figura de Lampião e a qualidade do texto.


Entre tantos, recolhi alguns que dizem respeito ao texto e autor:

Davi Antonio: Que texto tremendo, dispensa qualquer comentário.
Geovane Rico: Excelente postagem.

Clayton Maia: O mais lindo texto que já tive o privilégio de ler, bravo, magnífico parabéns o autor.

Lucilene Medeiros: Texto maravilhoso, ficaria o dia todo mergulhada na leitura, me perco nas viagens que faço ao ler. Parabéns!!!!!

Analucia Gomes: Sensacional amigo. Parabenizo-te pela forma simples e bem escrita do texto. Para você meu melhor sorriso!

Francisca Alencar: Muito bom!

Voltaseca Volta: Só uma palavra... Esse Rangel Alves da Costa arrebenta em suas crônicas. Certa feita, o mestre e escritor Alcino Alves Costa falou em uma roda de escritores: “... Lampião vive a zombar de todos nós, pois ninguém, até hoje, conseguiu decifrar os mistérios de sua vida".

Rivia Maria Santos: Belo texto, forte e verdadeiro, uma profecia que fica forte a cada dia.

José Carlos dos Anjos Wallach: Bom de ler.

Marcos de Carmelita: Brilhante.

Erika Pecher: Coisa mais linda de texto; esse sorriso deu nó na garganta pra sempre. Salvem Virgulino, Velho Lua e agora Rangel Alves da Costa!
Veronica Pires: Gosto muito dessas histórias que marcaram uma fase revolucionária dentro do Nordeste.

Jonas Rangel: Gostei muito você e bom ei.

João Paulo Olyveira: Magnífica narração de quem foi o verdadeiro Lampião... Parabéns!!

Lucia Helena Souza Que texto belíssimo!... Puxa!... Cheguei a me emocionar, pois este é o Lampião que eu conheço e tanto admiro. Parabéns, Rangel Alves da Costa, por texto tão maravilhosamente escrito.

Fatos assim só nos enchem de alegria e contentamento. O escritor necessita desse reconhecimento para continuar escrevendo, criando e recriando mundos reais ou imaginários. E quando o assunto é Lampião, é cangaço, é sertão, então o prazer da escrita se une ao conhecimento de causa. E tudo flui mais prazeroso e convidativo ao leitor.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário