Seguidores

sábado, 18 de fevereiro de 2017

O PASSAPORTE DE LAMPIÃO


O chefe cangaceiro Lampião, Virgolino Ferreira da Silva, dentre todos os chefes de bandos cangaceiros foi o que mais demorou vivo e no comando. Outros morreram com mais idade, porém, sem terem as rédeas da chefia nas mãos, ou deixaram o cangaço e foram viver anonimamente em outra região do País, foram presos ou entregaram-se.

É considerado pelos pesquisadores/historiadores como o chefe cangaceiro de maior longevidade em ação, alcançada na saga do Cangaço. Foram quase vinte anos perambulando pelos sertões de sete Estados da Região Nordeste do Brasil, tendo em seus calcanhares a Força Pública destes Estados, mais os contratados e os voluntários que ingressaram engrossando o contingente das tropas. Tropas essas que foram chamadas de “Volantes”.

Não era que o chefe cangaceiro se ‘envurtava’, se virava num ‘tôco preto’ ou outras coisas do gênero que o folclore sertanejo criou. Fora a astúcia, o estratagema, elaborado e colocado em prática que fez com que ele perdurasse tanto em seu reinado funesto. Lampião cria uma malha de colaboradores, tanto extensa em sua base, horizontalmente, como no sentido vertical, ou seja, entre as camadas sociais. E isso é o que faz, colabora, para que seu comando desse tão certo.

Em determinada época, já tendo transposto as águas do “Velho Chico”, e fixando-se no Raso da Catarina, a coisa fica tão ativa que o chefe mor do cangaço manda fazer pequenos folhetos com sua imagem e em seu verso, escritos o ‘salvo conduto’, os famosos ‘santinhos’, para aqueles que os possuíam, terem passagem livre nas estradas dos sertões estorricado.

Frente do Salvo-conduto entregue por Lampião ao
Coronel Joaquim Rezende

“Esses ‘santinhos”, tanto era portado por pequenos agricultores como por fazendeiros e autoridades das várias cidades onde tinham seus colaboradores. Se por um acaso uma pessoa vagasse por uma estrada qualquer e fosse parada pelos cangaceiros do seu grupo particular, ou do seu bando, de algum dos subgrupos, mostrava o ‘passaporte’ e seguia em paz. Porém, se essa mesma pessoa fosse parada por uma volante e algum dos membros da mesma descobrisse o mesmo, o cacete comia solto. Poderia ser presa ou mesma morta por isso. Por outro lado, se um viajante não portasse o ‘passaporte’ e fosse pego pelos ‘cabras de Lampião’, a coisa não seria boa para o lado dele. A coisa estava mais ou menos assim: ou estava com ele ou estava contra ele.

Citaremos como exemplo, um grande ‘amigo’ de Lampião, homem de posses e politicamente gozava de uma posição estável, alvo e preza dentro dos parâmetros determinado pelo “Rei dos Cangaceiro”. Lampião nunca quis, nem poderia ser de outro jeito, intrigas com grandes fazendeiros, pessoas influentes e autoridades. Pelo contrário, tentava isso sim, as suas ‘amizades’ e participações monetária e de apoio sustentável. Pois bem, esse político influente era o ‘coronel’ Joaquim Rezende, que também era comerciante na cidade de Pão de Açúcar.

Verso do Salvo-conduto, com os seguintes dizeres:
"Au Amo Joaquim Rezendis, como prova di amizadi e garantia perante os Cangaceiro.
Offereci C. Lampião."

Rezende fora, certa vez, ‘intimado’ por Lampião a mandar-lhe a quantia de quatro contos de réis. Concordando em pagar-lhe o pedido, Joaquim envia pelo mesmo portador o recado que lhe pagaria, porém, pretendia entregar-lhe diretamente a soma pedida.

Dias após receber o ‘contra - recado’, Lampião envia ao coronel um novo bilhete marcando dia, hora e local do encontro.

“(...)Três dias depois Lampião mandou-me outro bilhete do seu próprio punho, dizendo-me que me esperava às 10 horas da noite na fazenda Floresta, município de Porto da Folha, em Sergipe, recomendando-me que fosse até ali, mas não deixasse de levar o dinheiro. Não obstante os naturais receios que tive, à hora aprazada cheguei ao local do encontro, onde permaneci até uma hora da manhã, quando surgiu um cangaceiro que, ao ver-me, perguntou-me se eu era o moço que desejava falar ao capitão. Respondi que sim. Dentro de poucos minutos, então, o Rei do Cangaço ali se apresentava acompanhado de quatro homens, “Juriti”, “Zabelê”, “Passarinho” e "Nevoeiro". Ao ver o grupo aproximar-se, identifiquei logo Virgulino e a ele me dirigi, cumprimentando-o. O famoso bandoleiro, ao contrário do que eu esperava, recebeu-me amavelmente e foi logo perguntando sobre o que lhe havia levado. Sabendo que o Rei do Cangaço gostava de beber, eu, que levava comigo três litros de conhaque, lhos ofereci (...).” (“Bandoleiros das Catingas” – ROCHA, Melchiades da. 1942)

Joaquim Rezende (à esquerda) conversa com Melchiades da Rocha.
Foto: Maurício Moura - A Noite

A partir daí, Rezende recebe seu ‘passe’ para perambular pelos carrascais do sertão sem ser incomodado por cangaceiros.

Lampião muitas vezes fazia um ‘cerco’ planejado aos grandes fazendeiros. Ameaçava-os e soltava pela região de que iria atacar e maltratar, ou mesmo matar, determinada pessoa. “Amigos” eram escolhidos para que se fizesse um pacto. Com isso o chefe ganhava mais um colaborador, meio que no apulso, mas, ganhava.

Após alguém colaborar, ficava muito difícil explicar para as autoridades, caso descoberto, o porquê e como fora obrigado a ser colaborador. Muitas vezes, tinham que colaborar, também, com os comandantes das volantes para ficarem em paz.

Muito astuto, após conseguir seu principal intento que era a colaboração e amizade do fazendeiro, Lampião podia mesmo esquecer, ou dizer que esquecia, a quantia pedida, porém, isso o levava a ganhar muito mais.

“(...) Encarando-me com olhar firme, Lampião me disse em tom natural: “Concordo em que o senhor beba primeiro, mas não é por suspeita e sim porque o senhor é um moço decente e eu sou apenas um cangaceiro”. Tomamos, então, o conhaque e, em seguida, abordei o Rei do Cangaço sobre o dinheiro que ele me havia pedido. Como resposta, disse-me ele:

"- O senhor dá o que quiser, pois eu dou mais por um amigo do que pelo dinheiro”.

Esse fato — disse o conceituado comerciante de Pão de Açúcar — teve lugar no mês de agosto de 1935, e a minha palestra com Lampião durou três horas, tendo ele me falado de vários assuntos, entre os quais o relativo à perseguição de que era (...).” (O. C.)

Coronel Joaquim Rezende, mais um grande colaborador que fez parte da enorme ‘malha’ construída por Lampião... nos domínios do seu vasto reinado.

Fonte/foto Lampiãoaceso.com

Fonte: facebook
Página: Sálvio Siqueira
Grupo: OFÍCIO DAS ESPINGARDAS
Link: https://www.facebook.com/groups/545584095605711/?fref=ts

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário