Seguidores

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

O CHEFE DA INSEGURANÇA PÚBLICA ESCAPOU MILAGROSAMENTE DE UMA EMBOSCADA DO CÉLEBRE BANDIDO "LAMPIÃO"

Material do acerbo do pesquisador José João Souza

Reportagem publicada no Diario da Manhã do Recife, em 05-02-1928, sobre a visita do Chefe de Polícia do Estado, Eurico de Sousa Leão, a Vila Bela

CUSTÓDIA, 29-01-1928

Só hoje li nos jornais aqui chegados por um automóvel de passageiro, as Notas publicadas pela Chefatura de Polícia, contestando que a comitiva nunca estivera na iminência de uma emboscada – preparada pelo grupo de Lampião, o verdadeiro dominador dos sertões. 

Tudo se poderá contestar neste mundo... Mas a verdade virá sempre a tona, e por si mesma. A caravana policial, afirmo, sem receio de uma contestação séria, escapou milagrosamente de uma emboscada que lhe seria fatal.

Aqui vai o que aconteceu.

No dia 25 do corrente a tarde, chegavam a Vila Bela os excursionistas pela estrada de Flores e Triunfo. 

Havia uns 5 ou 6 dias Lampião, com seu grupo, composto de 18 bandidos, assassinara 5 pessoas de uma só família, pai, filhos e genros, entre os povoados de Pioré do município de Buíque e Jeritacó do de Alagoa de Baixo, perto de Custódia, onde está estacionado, com grande força policial, o tenente Higino José Belarmino, um dos comandantes de forças em perseguição ao banditismo. 


Após esses bárbaros crimes, seguiu o grupo na direção de Samambaia, a três léguas de Custódia, em cujas imediações perambulou por espaço de 5 dias. Seguindo a comitiva para o sertão, via Custódia, o tenente Higino, escalado para acompanhá-la, veio ao seu encontro na fazenda Chilili, a 4 léguas acima de Rio Branco e, a pretexto de ser péssima aquela estrada, o que não é absolutamente verdade, fez a expedição desistir da viagem até Custódia, itinerário traçado para sua viagem, visto não poder declarar ao seu chefe que o transito por aquela zona era perigoso, devido a presença de Lampião, nas suas imediações, uma vez que, há muito, os baluartes da perseguição ao cangaceirismo, - o major Theophanes e os seus comandados – vem apregoando o desaparecimento do banditismo no sertão e o extermínio do grupo de Lampião!

Diante disso, os preclaros viajantes policiais tomaram a estrada de Alagoa de Baixo, Afogados, Flores e Triunfo, por onde atingiram Vila Bela no dia 25 a tarde. 

Nesse mesmo dia, por outra estrada, Lampião, com seu grupo todo a cavalo, entre Umburanas, distante 3 léguas de Custódia e do Sitio dos Nunes, na estrada por onde fatalmente deveria passar os excursionistas policiais, prendeu um correio que se dirigia de Rio Branco a Vila Bela, incendiou as suas malas e conduziu-o preso, debaixo de grandes torturas!

Continuando o seu trajeto pela estrada de rodagem afora, no Sitio dos Nunes aprisionou outro correio, que conduzia malas de Vila Bela pra Rio Branco, queimou-as igualmente, roubando a importância de 1:800$000 que vinha na mala de Vila Bela, para relocamento a repartição competente de saldo da estação telegráfica dali e aprisionou o pobre funcionário, que teve a mesma sorte do seu colega. Mais adiante, em uma pequena taverna, ainda no referido sitio, matou um popular que se dirigia a Vila Bela, com o intuito de verificar praça na policia ali estacionada.

Continuando esta serie de crimes sempre pela estrada de rodagem afora, estrada que seria percorrida pelos excursionistas, destruiu um comboio de milho que se destinava a Princesa, pertencente aos filhos do agricultor Santos Carlos, rasgando os sacos, malas, etc., e tomando todos os animais.

 Os bandidos ainda aprenderam, e incendiaram um grande comboio de mercadorias, no lugar Tenório, sete léguas distante da cidade de Vila Bela e quatro léguas da de Flores, em plena estrada de rodagem. Isto importa em dizer que os bandidos percorreram um trecho de estrada de rodagem de 10 a 12 léguas nunca menos, tanto quanto dista de Umburanas a Tenório, ostentando as suas últimas façanhas, sem o menor incomodo!

Todos esses fatos ocorreram na quarta feira 25 do corrente, na estrada de rodagem por onde deveria passar aquele mesmo dia a expedição policial, se não tivesse retrocedido de Chilili a conselho do tenente Higino, para seguir a estrada de Alagoa de Baixo a Flores!

Raciocinemos, pois. Teria, ou não, o chefe dos excursionistas caído nas mãos dos bandidos, se tivesse continuado sua viagem pela estrada de Custódia, por onde queria ir, confiado nas informações reiteradas dos bravos tenente Higino e major Theophanes, que assoalham, há 18 meses, haver extinto o banditismo dos sertões ?!

Eis aqui o que se passou.
Por: José Estrella de Souza

https://www.facebook.com/groups/545584095605711/781355108695274/?notif_t=like&notif_id=1487588006929865

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário