Seguidores

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

O CANGACEIRO GATO FOI ROUBADO NA BAHIA...!!!


Todo malandro tem o seu segundo de vacilo. Aconteceu com o valente e destemido cangaceiro Gato, em Queimadas, na Bahia. Gato foi roubado por um rato covarde e muito frouxo, segundo um ex-Delegado de Alagoinhas e Serrinha, em 22-12- 1929. Larápio que rouba larápio, tem 100 anos de perdão...!!! Diz o ditado popular.


Um cidadão chamado Félix Rato, estava em uma festa, dançando, quando observou que o cangaceiro Gato, colocou todo o seu dinheiro dentro de uma latinha, bem junto dos embornais, do fuzil, no canto da sala e estava escuro o local. Pois é, Félix Rato foi dançando e disfarçando e pegou toda a bolada dentro da latinha e saiu da festa, sem que os cangaceiros percebessem o "roubo". Ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão. Segundo Nonato Marques, Félix Rato foi, provavelmente o único sujeito que teve coragem de roubar um cabra de lampião. O rato logrou o gato.

De madrugada, por volta das 3 horas, lampião apita e os cangaceiros se colocam em prontidão. Então, Gato notou a falta do dinheiro e fica furioso, onde manobrou o fuzil, fez rapapés, ameaças e só não consumou um tiroteio por intervenção do chefe do bando. Félix Rato já tinha caído fora.

Então, os cangaceiros se retiraram às 03:00 horas da madrugada, todos bêbados. As 09:00 horas da manhã, chegou um trem, com muitos soldados liderados pelo Tenente Geminiano. O trem veio apitando insistentemente, como se quisesse dar a entender, de modo suspeito, aos cangaceiros, que a soldadesca estava ali, para dar tempo a que escapassem, se por acaso ainda lá permanecessem.

Félix Rato, no outro dia pegou toda a sua família e debandou de queimadas, mudando-se para a cidade de Alagoinhas, no Estado da Bahia, município distante 280 km de Queimadas, onde Félix Rato viveu com a sua família, até a morte em 1984, passando dos 80 anos. Feliz e pequeno produtor rural, propriedade comprada com o dinheiro do destemido valente cangaceiro Gato Santilho Barros.

Segundo Maneca Paes, delegado de Aramari e Serrinha "in memoriam" que conheceu Félix Rato e afirma o delegado: “Nunca vi sujeito tão covarde e frouxo como Félix Rato. Finalmente o rato comeu o gato.

Observação: Gato foi o cangaceiro mais bravo do bando de Lampião, o homem foi sobrevivente do massacre de canudos.

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1090454451058479&set=a.420488464721751.1073741899.100002818033461&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário