Seguidores

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

INFORMANDES ONLINE de N° 458


SINDICATO NACIONAL DOS DOCENTES DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
INFORMANDES ONLINE de N° 458
Brasília-DF, 9 de Fevereiro de 2017


Nacional

Reunião ampliada dos servidores define calendário de lutas para barrar ataques

O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) realizaram reunião ampliada nessa quinta-feira (9), em Brasília (DF), para discutir estratégias para barrar as contrarreformas Previdência e Trabalhista, propostas que tramitam no Congresso Nacional, e definir a pauta da Campanha Unificada dos servidores públicos federais (SPF) para 2017. Ainda, na reunião, foi apontado um calendário de lutas para as próximas semanas.


Câmara instala comissões das contrarreformas da Previdência e Trabalhista

Nessa quinta-feira (9), as comissões especiais, que analisarão as contrarreformas da Previdência e Trabalhista, serão instaladas na Câmara dos Deputados. O presidente da Casa Legislativa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), assinou os atos de criação dos colegiados na terça-feira (7). A partir da próxima semana, as comissões discutirão o mérito da Proposta de Emenda a Constituição (PEC) 287/16 e do Projeto de Lei (PL) 6.787/16, respectivamente, enviados em dezembro do ano passado pelo governo Temer.


ANDES-SN realiza mesa redonda sobre a assédio e opressões de gênero
Após os casos de denúncias de assédio sexual durante o 36° Congresso do ANDES-SN, que ocorreu entre 23 a 28 de janeiro de 2017 na cidade de Cuiabá (MT), o Grupo de Trabalho de Política de Classe para as Questões Étnico-raciais, de Gênero e Diversidade Sexual (GTPCEGDS) do ANDES-SN realizará na sua próxima reunião, nos dias 17 e 18 de março, na sede do Sindicato Nacional em Brasília (DF), uma mesa redonda com o tema “Assédio e opressões de gênero na Universidade: como combater, como denunciar”.


Coordenação da CSP-Conlutas se reúne em São Paulo

A Coordenação Nacional da CSP-Conlutas se reuniu no último final de semana (3 a 5) em São Paulo (SP). A reunião reafirmou a necessidade da construção imediata de uma Greve Geral para derrotar as contrarreformas da Previdência e Trabalhista do governo Temer. Houve, ainda, um seminário sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/16.


Docentes realizam ato nacional em defesa das universidades estaduais no Rio dia 9

Docentes de todo o país, em unidade com diversas entidades da educação e demais categorias do serviço público estadual, realizam na próxima quinta-feira (9) um ato nacional em defesa das Universidades Estaduais e contra o “pacote de maldades” do governador do estado do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (PMDB), que precariza e privatiza os serviços públicos, na tentativa de gerar superávit primário e seguir pagando juros e amortizações da dívida pública. Os servidores públicos do Rio de Janeiro também lutam contra o atraso no pagamento dos salários e do 13º salário dos servidores.


Seções Sindicais

Previdência: Campanha do governo baiano tenta enganar servidores sobre Prevbahia

O governo estadual da Bahia iniciou o ano de 2017 com uma campanha publicitária para os servidores públicos do estado aderirem ao Fundo de Previdência Complementar dos Servidores Públicos do Estado da Bahia (PrevBahia PB Civil). O fundo é vinculado a Fundação de Previdência Complementar dos Servidores Públicos do Estado da Bahia (PrevBahia), que foi aprovada em 2015 na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).


Justiça absolve jornalistas da Adusp-SSind de processo por difamação.

A juíza Fabíola Oliveira Silva, da 1ª Vara Criminal do Fórum de Pinheiros (São Paulo), absolveu os jornalistas da Associação dos Docentes da Universidade de São Paulo (Adusp – Seção Sindical do ANDES-SN) Pedro Estevam da Rocha Pomar, Tatiana Merlino e Débora Prado na ação criminal ajuizada por Giovanni Guido Cerri - professor da Faculdade de Medicina da USP e ex-secretário estadual da Saúde - que os acusava de "difamação" em matérias publicadas na Revista Adusp 54, de maio de 2013.


Teto de campus da Ueap desaba

O teto de parte do Campus II – Graziela da Universidade do Estado do Amapá (Ueap) desabou na quarta-feira (1), gerando preocupação na comunidade acadêmica e suspendendo as atividades no local. O campus funciona provisoriamente na Escola Graziela Reis de Souza, por conta de problemas de falta de pagamento de aluguel na sede anterior.


Reitoria da Unirio quer sede do sindicato docente longe das unidades acadêmicas.

A diretoria da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Adunirio SSind.) foi informada oficialmente pela reitoria da instituição, no dia 31 de janeiro, que deverá deixar a sede que já ocupa há mais de 30 anos no Centro de Ciências Jurídicas e Políticas (CCJP). A notícia foi dada como resposta à solicitação de renovação do termo de permissão do uso do espaço feita pelo sindicato no dia 25 de novembro de 2016.


Entrevista

ANDES-SN entrevista Sara Granemann sobre a Contrarreforma da Previdência.

Como forma de instrumentalizar os docentes, o ANDES-SN promoveu, durante o Congresso, debates sobre os ataques à previdência social. Uma das palestrantes, a professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Sara Granemann, concedeu entrevista coletiva aos jornalistas do Sindicato Nacional e das Seções Sindicais presentes no 36º Congresso. Confira:


Agenda

Fevereiro

10 e 11 - Reunião do Setor das Ifes, em Brasília (DF).
17 a 19 – Reunião do Grupo de Trabalho de Política Educacional – GTPE, na sede do ANDES-SN, em Brasília (DF).
17 a 19 – Reunião do Grupo de Trabalho de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria - GTSSA, em Brasília (DF).
17 e 18 - 92º Encontro da Regional Leste do ANDES-SN. Debate: Contrarreforma da Previdência: A destruição do direito à aposentadoria, no Anfiteatro do Departamento de Biologia – campus UFLA, em Lavras (MG).

Março

08 - Dia Nacional de Luta em defesa da Mulher Trabalhadora.
15 - Indicativo de Dia Nacional de Greves, Paralisações e Mobilizações.
17 e 18 – Reunião do Grupo de Trabalho Ciência e Tecnologia – GTC&T do ANDES-SN, na sede do ANDES-SN, em Brasília (DF).
17 e 18 – Reunião do Grupo de Trabalho de Política de Classe para as Questões Étnico-raciais, de Gênero e Diversidade Sexual – GTPCEGDS, na sede do ANDES-SN, em Brasília (DF), com mesa redonda “Assédio e opressões de gênero na Universidade: como combater, como denunciar”, no dia 17.

Para receber este informativo escreva para suporte@andes.org.br

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário