Seguidores

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

UM HOMEM DE CORAGEM QUE DEVERIA SER CONSIDERADO COMO O MAIS VALENTE DOS TEMPOS DO CANGAÇO.

Por José Mendes Pereira

Nas histórias que foram escritas por pessoas habilitadas, principalmente aquelas conhecedoras sobre o grande movimento dos cangaceiros do Nordeste do Brasil, no início do século XX, aparecem muitos facínoras que participaram das crueldades com os sertanejos, considerados como homens que foram valentes ao extremo e perversos, capazes de morrerem na luta, enganchados como se diz,  contra os poderosos e contra quem tentassem desmoralizá-los, bem dizendo: “o risco que corre o pau corre o machado”! 

Zé Saturnino o maior inimigo de Lampião

Mas na minha opinião (que nada disto que escrevi vale para a literatura lampiônica), não existiu um homem mais corajoso no tempo do cangaço, sem temer aos seus perseguidores, sem recuar um só instante, do que o proprietário da Fazenda Pedreira, o senhor Zé Saturnino.

Achando-se desmoralizado pelas as acusações feitas pelos Ferreira, principalmente por Virgolino Ferreira da Silva o futuro Lampião, afirmando ser ele o responsável pelos furtos de animais do seu rebanho, o Zé Saturnino foi à luta contra os três irmãos, que não existe ninguém mais valente do que irmãos juntos. Para salvar um irmão, o outro é capaz para tudo, e o Zé Saturnino em nenhum momento, temeu enfrentar os irmãos Ferreira, o Antonio, Lampião e Levino.

Este, sim, é merecedor do título de herói e de valente, herói e de valente de verdade, herói e de valente, porque não se curvou diante dos ataques praticados pelos irmãos Ferreira, herói e de valente, porque não baixou o lombo para os irmãos Ferreira baterem. Herói e de valente, porque quase não tinha parentes ao seu lado, só alguns amigos, que ele não podia confiar neles, porque, a qualquer momento, poderiam o deixar sozinho, isto é, fugirem da guerra e abandoná-lo.

Valeu, seu Zé Saturnino! O senhor foi e é o homem mais valente do tempo do cangaço, por isso é merecedor do título de herói, por salvar a sua honra, enfrentando os Ferreira.

Lógico que por eu ter acompanhado as suas brigas com os Ferreira se for o que ouvi dizer, o senhor me perdoe, eu fico do lado dos Ferreira. 

Eu não tenho autoridade para nada em relação ao cangaço, mas sem ninguém saber e não precisa o senhor dizer a ninguém, eu te dou o título de herói e de valente no mundo do cangaço. 

Enfrentar os Ferreira seu Zé Saturnino, não era para qualquer um não! Tinha que ser corajoso,  e o senhor tinha coragem de sobra.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário