Seguidores

sábado, 14 de janeiro de 2017

“SAUDADE DAS DONZELAS LÁ DA CASA DE FARINHA”

Por José Gonçalves do Nascimento*

Não poderia haver título melhor para estas linhas em que nos deteremos sobre as já saudosas casas de farinha. A frase é de um cantador do sertão que ouvi nos meus dias de menino. Ah, as casas de farinhas!


Poderíamos dizer que a vida no sertão começava na quadra da farinhada. Para a casa de farinha se voltavam todas as atenções, transformando-se a mesma num pólo aglutinador de pessoas advindas dos mais diferentes rincões. Famílias inteiras mudavam-se para lá, onde se demoravam por dias e até semanas, o tempo que fosse necessário para dar por pronta a cobiçada iguaria.

A festa começava na roça, na arranca da mandioca. Sim, a festa, porque aquilo não era trabalho. Parecia mais um folguedo, regado a pinga boa e animado por acaloradas cantorias. As arrancas eram disputadíssimas e possuíam caráter de evento social, com agenda previamente estabelecida. Assim se evitava que duas arrancas acontecessem ao mesmo tempo. Era a festa da mandioca.

Acomodadas em caçuás e transportadas no lombo de jumentos, as raízes chegavam à casa de farinha, onde eram aguardas por rapadeiras habilidosas. Em pouco tempo, livre da casca, o produto repousava branquinho, pronto para a “desmancha”.

E a festa prosseguia, cada um com sua incumbência: rapar, ralar, prensar, peneirar, enfornar, ensacar; eis a linha de produção. Recolhida em cochos ou gamelas, a manipueira fornecia a alvíssima tapioca posteriormente transformada nos alvíssimos beijus, que eram utilizados no desjejum, com café quente, da hora. A cada passo, a cada processo, as pessoas iam se revelando mais qualificadas para as tarefas a que eram destinadas. Homens feitos, mulheres e meninos, todos atuando com habilidade extraordinária. Não era pra menos. O ofício é antigo; vem de eras imemoráveis; os nativos já o faziam. O Brasil, aliás, nasceu sob o signo da farinha. Foi ela seu primeiro sustento; um maná dos deuses a forjar uma nação.

A casa de farinha não era só uma casa de farinha. Era uma indústria de saberes, de afetos, de poesia. Vivia ela da solidariedade, da cooperação, da ajuda mútua. Sua lógica era a do mutirão, do trabalho conjunto, que forma fraternidade. Era o jeito bíblico e conselheirista de conceber a vida, de viver em sociedade. Sua produção tinha como fim o consumo familiar, comunitário, sem visar o lucro cego, fruto da ambição mercantilista.

A casa de farinha modelou a cultura sertaneja. Estabeleceu formas de convivência e fixou canais de interação. Era lugar de encontro, de ajuntamento, de confraternização. Por ali circulavam informações, trocavam-se experiências, construíam-se novas amizades. Contavam-se histórias de trancoso, liam-se folhetos de cordel, cantava-se a moda da terra. Vez ou outra, aparecia um sanfoneiro para animar a festa. O ambiente já era uma festa.

À noite, à boca do forno, juntava-se a rapaziada. Era a hora da paquera. Muitos iam à casa de farinha com o intuito de namorar. E namoravam. Não foram poucos os casamentos nascidos ali, ao crepitar das brasas em chama.

Veio a mecanização e afastou o que havia de mais precioso. A casa de farinha já não é mais a mesma. Perdeu o encanto de outros tempos. Despida de poesia e de calor humano, hoje não passa de velha ruína perdida em meio à capoeira, como se fora um fogo morto.

*Poeta e cronista
jotagoncalves_66@yahoo.com.br

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10206929185741844&set=a.2579447499179.2097061.1644163183&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário