Seguidores

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

PRIMEIRO CARRO QUE CHEGOU NA CIDADE DE MOSSORÓ


Foi exatamente no dia 11 de maio de 1911 que chegava ao município o "Westinganse, veículo de fabricação alemã, comprado no Rio pela firma Tertuliano Fernandes e Cia, para estabelecer linha mais fácil de comunicação entre Mossoró e cidades do oeste", conforme descrevera Lauro da Escóssia, em O Mossoroense de 24 de dezembro de 1977.

Jornalista Lauro da Escóssia

O jornalista informou que quando da chegada do carro, o comércio fechou suas portas para que todos tivessem oportunidade de vê-lo. Acrescentou que muita gente se ajoelhou nas calçadas ao ver o veículo.

O carro "desembarcou no Porto de Santo Antônio, até ali trazido por navio de pequeno calado, em maré alta. Não veio funcionando por ter quebrado uma de suas peças ao desembarcar. Acompanhou um mecânico motorista do Rio, Cesário Martins, contratado pela firma para instruir alguém capaz de servir de motorista em sua substituição", descrevera Lauro da Escóssia, na seção "Mossoró no Passado".

Sobre a movimentação com a chegada do automóvel, ele assim escreveu: "Foi um deus-nos-acuda, sua entrada na cidade pela praça da cadeia, rua Ulrich Graff, praça da Redenção, ruas Almeida Castro até a praça do Coração de Jesus, onde ficou adaptado um prédio para servir de garagem, com porta larga, fosso de cimento para lavagem e reparos nos baixos da carroceria (pouco se falava em macaco para levantá-lo).

Fonte: facebook
Página: Lindomarcos Faustino
Grupo: Relembrando Mossoró

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1084987791627025&set=gm.1162310167185745&type=3&theater

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário