Seguidores

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

POR QUE A PRAÇA BENTO PRAXEDES EM MOSSORÓ PEGOU O APELIDO DE PRAÇA DO CODÓ?

Por José Mendes Pereira
Praça Bento Praxedes em Mossoró

Eu sou um atrevido em relação aos textos escritos pelo jornalista e historiador Geraldo Maia do Nascimento, mas veja o que me refiro, o que ele escreve, com certeza, traslado para o meu blog, mas todos os escritos dele, são repassados com a sua permissão.  Nada de invadir os seus trabalhos, e uma das minhas preocupações é colocar como fonte o seu nome e o nome do seu blog. 

 Geraldo Maia do Nascimento

Diz o jornalista Geraldo Maia do Nascimento que no dia 18 de agosto de 1950, Mossoró recebeu uma visita da grande comitiva da União Democrática Nacional (UDN), que veio fazer a campanha do brigadeiro Eduardo Gomes à Presidência da República. 

O comício feita por esta comitiva foi feito naquela mesma noite, na Praça Bento Praxedes, onde haviam armado um enorme palanque para este fim.

A praça foi ocupada por uma porção de gente, no intuito de assistirem as palavras dos políticos. Lentamente, o palanque foi recebendo candidatos e personalidades locais. 

Quando os primeiros oradores se preparavam para iniciarem o tão falado comício, o palanque não suportou o peso de tantos membro sobre, que findou desabando.

O mais interessante,  é que quase todos os políticos que estavam no palanque, além de sofrerem uma enorme queda, também caíram nas urnas. 

Por conta do grade azar daquele grupo, caiu no imaginário popular que havia um ‘Codó’ naquela praça.” 

Aluízio Alves

Nas eleições de 1960, Aluízio Alves então candidato a governador do Estado, exorcizou o local, finalizando as suas passeatas e comícios em Mossoró sempre na “Praça do Codó”. Aluízio ganhou a campanha, a praça se livrou da “maldição”, mas o Codó continuou. 

Participação também do colunista
Colunista: César Santos/Jornal de Fato

htpp://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário