Seguidores

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

PESSOAS IMPORTANTES QUE VIAJARAM NO TREM DE MOSSORÓ À SOUSA

Por Manoel Tavares de Oliveira

Durante seus quase oitenta anos de existência, vários personagens importantes de Mossoró e de outras localidades do Estado do Rio Grande do Norte viajaram pela Estrada de Ferro Mossoró-Sousa, pois era o meio de transporte mais adequado, mais rápido e mais barato naquela época, pois já existiam os transportes rodoviários, mas a Estrada até Mossoró era toda no barro, e não oferecia segurança aos transeuntes que trafegavam por ela, principalmente em época de inverno. Então era no trem que se fazia o percurso com mais segurança e mais rapidez.

Para melhor esclarecimento aos leitores, citaremos aqui, nomes de várias pessoas importantes que viajaram por essa Ferrovia, que muito contribuiu para o progresso do Estado.

Viajou o 1º. bispo de Mossoró, Dom Jaime de Barros Câmara, depois Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro. Dom João Batista Portucarreiro Costa, 2º bispo de Mossoró. Dom Eliseu Simões Mendes, 3º bispo de Mossoró. Dom Gentil Diniz Barreto, 4º bispo de Mossoró, Estes em suas viagens de peregrinação na zona Oeste do Estado.

Viajou também Jerônimo Dix-sept Rosado Maia na sua campanha eleitoral para governo do Estado do Rio Grande do Norte, em 1950, tendo ido até à Alexandria, onde realizou um comício.

Também Aluízio Alves na sua campanha eleitoral para governo do Estado do Rio Grande do Norte, em 1960.

Monsenhor Walfredo Gurgel, em 1959, antes mesmo de ser candidato a Governo do Estado, e várias outras personagens importantes que não recordamos no momento, viajaram sobre os trilhos da ferrovia, que hoje nos trazem apenas recordação.

Fonte: Livro "Estrada de Ferro Mossoró-Sousa: um Sonho, uma Realidade, uma Saudade".
Autor: Manoel Tavares de Oliveira
Coleção Mossoroense
Páginas: 54-55

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário