Seguidores

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

O RAPAZ DAS PLANURAS

Por Clerisvaldo B. Chagas, 18 de janeiro de 2017 - Escritor Símbolo do Sertão Alagoano - Crônica 1.621

Nas terras de Palmeira dos Índios, Alagoas, um grupamento de serras volta-se para o Sertão. Comanda essas alturas a serra das Pias, bela e perigosa e que liga por rodovia Palmeira a Bom Conselho. Lá de certos meios da serra avista-se o magnífico que é a planura sertaneja que se inicia nas proximidades de Estrela. Lá nos confins do estado, o Maciço de Mata Grande e Água Branca, fazem o papel do grupo serra das Pias, ao contrário. O que se avista daquelas altitudes é encantador e calmante. E nessas particularidades que o Turismo ainda não descobriu, gozam desse egoísmo pesquisadores privilegiados.

ENGENHO RAPADUREIRO. Foto: (Rotamogiana).

Em certa ocasião fomos até a periferia de Mata Grande, subindo bom pedaço de ladeira e nos deparamos com um mundo escondido sertanejo. Um engenho de rapadura que atraía de longe, pelo cheiro agradabilíssimo. O contato do rapaz criado nas planuras com aquele ambiente de cana-de-açúcar fez despertar um novo sentimento de exclamação, incredulidade e respeito. Como era possível o sertão produzir cana, mel e rapadura se ele somente conhecia o raso de caatinga de feijão, milho e mandioca! Aquele local de tanta fartura foi pelo rapaz comparado a serra do Gugi, um oásis também no outro maciço do Sertão, o Maciço de Santana do Ipanema do qual fazem parte a serra do Poço, Gugi, Camonga, Pau Ferro, Almeida, Bois, Macacos e Caracol. Formações com mais de 30 milhões de anos.

E para quem não sabe, podemos dividir o Sertão alagoano em três mundos: o das planuras, das serras e do São Francisco. Cada uma dessas repartições tem cultura própria, notada imediatamente pelo visitante vindo das outras. Tempos depois, pesquisando para o IBGE nos confins de São José Tapera, o rapaz via passar ao longe uma tropa de burros conduzindo rapaduras dos engenhos de Mata Grande para as feiras do pediplano

E ainda no futuro, fomos descobrir o assalto de Lampião aos tropeiros, levando quatrocentas rapaduras, naquela mesma região. Produtos esses recuperados pela metade pelo sargento Porfírio e sua feroz volante. As rapaduras que sobraram estavam camufladas nas macambiras. Imaginem a farra das formigas!

Passado tanto tempo de Sertão, as autoridades sertanejas continuam com a nova versão do coronelismo. Todos só olham para o feudo com olhos no bolso do antigo tecido de “manapulão”.  E os nossos sertões velhos de guerra, sem progresso, sem turismo, seu dólar, sem euro... Sofrem como pinto de capoeira no bico dos carcarás.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário