Seguidores

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

MINHAS INQUIETAÇÕES SOBRE O SUPOSTO VENENO QUE MATOU LAMPIÃO, MARIA BONITA E MAIS NOVE CANGACEIROS

Por José Mendes Pereira
O cangaceiro Zé Sereno

Você, leitor, acredita que o cangaceiro Zé Sereno achou que em uma garrafa de bebidas havia sido colocado veneno, e ele comunicou ao capitão Lampião e este não deu a mínima atenção à sua conversa?

O cangaceiro Zé Sereno em entrevista ao Correio da Manhã, do Rio de Janeiro, a 28 de julho de 1971, caderno Anexo, recordando a tragédia de Angico, assim se exprime:

"- O coiteiro (Pedro de Cândido) chegou com os alimentos envenenados a mando da volante, menos três litros de pinga que, normalmente, ele próprio, o coiteiro, deveria ingerir em pequenas doses para provar sua confiança (...) minha suspeita com Pedro de Cândido confirmou-se depois que ele se foi (...) Apanhei um LITRO DE VERMUTE Cinzano e notei um pequeno buraco na rolha, provavelmente feito por uma seringa. Chamei Lampião e disse-lhe:

"- o senhor é cego de um olho, mas pode ver que esta bebida está envenenada"'.

Eu nem sei o porquê de me meter neste estudo que é o "Cangaço", já que nada sou em relação a ele, mas tenho a dizer o seguinte:

Somente o cangaceiro Zé Sereno sabe desta história, isto é, que aconteceu naquela noite anterior à chacina, lá na Grota do Angico, que ele mesmo viu um buraco na tampa de uma garrafa entregue pelo coiteiro Pedro de dona Guilhermina.

Os cangaceiros que escaparam da chacina, nenhum sabia disto, já que não falou. Acho que ele criou esta história, depois que o boato saiu que Lampião, Maria Bonita... tinham sido envenenados.

Eu não acredito na informação acima do ex-cangaceiro Zé Sereno. Nem o Manoel Dantas Loyola o Candeeiro, que segundo os pesquisadores do cangaço, era um homem sem vantagens e nem mentiras, jamais falou isto. E ele se encontrava lá na Grota de Angico.

Eu nem devia falar isto, porque eu sou muito amigo de Susi Ribeiro Campos nora dos cangaceiros Zé Sereno e Sila, mas eu sou mais amigo da verdade do que da Susi Ribeiro Campos.

http://www.blogger.com/
post-create.g?blogID=1718124674750994237

http://limagronomiacruzce@yahoo.com.br
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário