Seguidores

sábado, 21 de janeiro de 2017

MESMO EM SITUAÇÃO CRÍTICA COMPLEXO COREMAS - MÃE DÁGUA CONTINUA PERDENDO VOLUME


Após anos sem receber recarga o complexo Coremas - Mãe D’água apresenta uma situação dramática.

Diante do quadro real agora depende de um período invernoso acima da média para garantir pelo menos o fornecimento do precioso líquido até a chegada de outra quadra invernosa.

Se depender do volume que ainda está chegando a Pombal e outros municípios, graças a liberação de Mãe D’água, a estimativa é de que até meados de abril não haja mais suporte para continuar o curso.

O inverno deste ano ainda se apresenta incerto mesmo com as previsões meteorológicas apontando para um período chuvoso no Sertão dentro da média.

Em dados atuais, captados neste dia 18 de janeiro, o Açude Estevam Marinho está com 14.617.350 m3 de água, o que corresponde apenas a 2,5%.

Já a barragem de Mãe D’água apresenta 28.660.086 m3 de água, ou seja, 5%. Os dados são da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa).

É a pior crise dos últimos 30 anos, após quatro anos consecutivos de seca.

A previsão caso o volume de água continue diminuindo, gradativamente, devido à falta de chuvas na região, é de que o velho rio que banha a cidade historicamente chegue ao seu colapso e seque.

Até a chegada do período de chuvas, previsto para o mês de fevereiro, é necessário ficar de olho no tempo e apelar para a providência divina.
Marcelino Neto


Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário