Seguidores

domingo, 18 de dezembro de 2016

ONTEM, COM PADRE MÁRIO

*Rangel Alves da Costa

Ontem, 17 de dezembro, num sábado sertanejo de sol brilhoso, o pároco da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, demais igrejas e povoações, no município de Poço Redondo, sertão sergipano, o Padre Mário César, completou 50 anos de existência.

Alheio a qualquer tipo de comemoração festiva dos paroquianos – amigos, beatas, devotos -, o jovem pastor só aceita receber visitas cordiais de felicitações e sem quaisquer surpresas de bolos, salgadinhos, docinhos e cantorias. Não se sabe bem os motivos de não aceitar velas e palmas ou jubilosos alaridos. Mantém-se em reflexão e assim é encontrado pelos visitantes.

Cheguei já passado do meio-dia à residencial paroquial. Porta da frente fechada, avistei aberta a do lado, já ao fundo, e para lá me dirigi. Padre Mário já estava sentado ao redor da mesa para um almoço simples preparado por alguns amigos. Abracei, fui abraçado, recebi um imenso e sincero sorriso, tão afetuoso e penetrante que nos faz ungidos de corpo e alma.

Levei dois presentinhos. Aliás, ao adentrar na cozinha logo falei que o amigo secreto estava chegando. E que deleite estar na presença desse jovem pastor, cadeirante e com asas tão possantes que se abrem nos espaços a todo instante.

Meus dois presentinhos: o livro Paz e Bem, uma belíssima obra em capa dura sobre São Francisco de Assis, e um vinho. Assinei dedicatória enquanto o vinho era aberto e derramado em taça. Não aceitei brindar, infelizmente. Fui convidado a almoçar, mas outros afazeres me impediam de compartilhar as delícias gulosas daquela mesa.

Despedi-me repleto de contentamento. Toda vez que encontro e converso com Padre Mário me sinto assim. Confessarei algo mais. A cada abraço apertado e demorado de Padre Mário é como se os laços de amizade ficassem mais unidos e acrescidos de confissões: que a seiva do abraço revigore nossos corações para o eterno querer!

Já em pé para o retorno, disse apenas que lesse uma pequena mensagem postada por mim nas redes sociais naquela manhã. E mais tarde, nos comentários, lá estava sua voz: “Não faço por merecer. Não mereço. Total gratidão”. Merece sim, Padre Mário, merece muito mais. E por isso mesmo reproduzo as palavras de ontem:


“Mário César de Souza, filho de José Cirilo de Souza e Maria de Lourdes Santos. Padre Mário, simplesmente. E tudo.

Natural de Neópolis, cidadão sertanejo, homem de terra e céu. Aquele que veio entre nós e Nossa Senhora da Conceição de Poço Redondo acolheu como filho querido. E deste berço jamais abrirá a porta em despedida!

Repito: E deste berço jamais abrirá a porta em despedida! E assim por que Poço Redondo o tem como dádiva maior – verdadeira benção – chegada em caminhada sobre cadeira de rodas para ensinar o sertanejo a se erguer e caminhar pelo bom caminho.

Dotado de qualidades exemplarmente dignificantes, talvez suas características mais profundas estejam no falar o que o seu povo anseia ouvir, no dialogar sobre mundo e vida sem nada acobertar, na pulsação eloquentemente apaixonada sobre verdades celestiais e realidades terrenas, refletindo o sagrado na palma da mão calejada do povo.

Padre Mário não quer simplesmente a igreja, não quer simplesmente a Bíblia, não quer simplesmente a Deus. Pasmem! Padre Mário quer a igreja do povo e o povo na igreja, quer a Bíblia onde os evangelhos sejam também aqueles escritos pelo povo no seu mister de viver, quer Deus refletido como luz de sol sertanejo no semblante e coração de cada um.

E como é bom ouvir seu sermão, Padre Mário, como é bom sentar ao seu lado para dialogar grandiosas miudezas, como é bom avistá-lo chegando como anjo traquina para falar aos jovens, chegando como querubim cadeirante para repassar mensagens dos céus aos mais velhos, chegando com o seu vozeirão para dizer: Acorda, Marizete!

Parabéns, Padre Mário. Das águas são-franciscanas à aridez petrificada poço-redondense. Não chegado como escolha, mas como missão. Ou talvez como um daqueles mistérios sagrados que só são desvendados quando o povo reconhece a grandeza do presente de Deus.

Entre nós, Padre Mário, és um grandioso presente de Deus. E por isso mesmo hoje Poço Redondo e o sertão inteiro festejam o seu natalício. Cinquenta anos em um menino, em um homem menino, em um menino anjo. Anjo sagrado e tão profano no realismo explícito em tudo que faz e diz.

És verdadeiro. O povo sertanejo será sempre fiel à suas verdades, abraçará sempre suas sinceridades, sentirá na sua presença a força que tanto necessita para sobreviver e espiritualmente se elevar ante as durezas dos tempos.

Já é Natal. Feliz Natal, Padre Mário. A sua estrela de Belém já brilha hoje nos horizontes. Ao redor dessa manjedoura sertão, o povo louva o seu nascimento, como se louvando já estivesse o nascimento daquele outro menino.

A paz! Cinquenta anos e muitos outros mais. A paz!”.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

CANGAÇO NO PIAUÍ


 Mais um livro do escritor e fundador da SBEC -  (Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço) Paulo Gastão.


Entre em contato com o autor através deste e-mail: paulomgastao@hotmail.com

http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com.br
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DOIS LIVROS DO ESCRITOR LUIZ RUBEN BONFIM

Autor Luiz Ruben Bonfim

Adquira logo o seu através do e-mail acima:


Não deixe de adquirir esta obra. Confira abaixo como adquiri-la.

Lembre-se que se você demorar solicitá-la, poderá ficar sem ela em sua estante. Livros que falam sobre "Cangaço" a demanda é grande, e principalmente, os colecionadores que compram até de dezenas ou mais para suas estantes.

Valor: R$ 40,00 Reais
E-mail para contato:

luiz.ruben54@gmail.com
graf.tech@yahoo.com.br

Luiz Ruben F. de A. Bonfim
Economista e Turismólogo
Pesquisador do Cangaço e Ferrovia

http://josemendespereirapotiguar.blogspot.com.br
http://blogdomendesemendes.blogspot.com

DONA PORCINA SIMEÃO DA SILVA UMA MÃE QUE MUITOS DESEJARAM SER SEUS FILHOS

Por José Mendes Pereira
Dona Porcina Simeão da Silva

Sobre a dona Porcina eu já havia postado algo em setembro de 2014, nesta mesma página: facebook, grupo: "RELEMBRANDO MOSSORÓ, mas muitos que a conheceram, e que não viram a sua foto, estou repostando para que a vejam e lembrem-se dela. 

Rever a querida dona Porcina Simeão da Silva que quem estudou em décadas passadas na Escola Estadual Jerônimo Rosado, sem dúvida, comprou algo a ela, e a conheceu de perto.

A foto foi gentilmente enviada por Dilma Régis, e só tenho que agradecê-la pela boa vontade de colaborar e fazer muitas pessoas recordarem a fisionomia de dona Porcina Simeão da Silva.

Esta foto também será apresentada a Assis Nascimento o qual achava que não tinha foto dela. Mas aqui está, grande Assis Nascimento, dona Porcina Simeão da Silva, muito embora, em foto, e que bom que ela estivesse em carne e osso no nosso meio.


Quem estudou na Escola Estadual Jerônimo Rosado conheceu muito bem a dona Porcina Simeão da Silva que negociava com seus bolinhos, cafés, pastéis, refrigerantes e tudo mais, e sua casa fica em frente (ainda existe) ao portão da escola, à Rua Ferreira Itajubá.

A lanchonete da dona Porcina funcionava de 6:00 horas da manhã, até às 10:00 horas da noite, exceto aos domingos e feriados. Dona Porcina era uma senhora de estatura média, morena, e muito sorridente.

Não tenho a data do seu falecimento, e muito menos, não sei se ela nasceu em Mossoró, ou se era de outra cidade e Estado. Mas vale rever a dona Porcina Simeão da Silva que muito forneceu merendas aos alunos do Colégio Estadual Jerônimo Rosado, e que ajudou muito aos moradores da Casa do Estudante de Mossoró. Ela considerava aqueles da Casa do estudante como se fossem seus filho.

Valeu, Dona Porcina! Um bom lugar no reino de Deus, com certeza, a senhora está muito bem abrigada, protegida pelo Senhor pai Celestial, porque durante o tempo em que morou na terra, só fez coisa boas diante dos olhos de Deus.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

IRMÃ DO CANGACEIRO JARARACA VIVE EM SERTÂNIA

Publicado em 24 de outubro de 2013

IRMÃ DO CANGACEIRO JARARACA DONA QUITÉRIA SÁ COMPLETOU CEM ANOS EM SERTÂNIA, E TEVE FESTA COM MÚSICA, POESIA, COMIDA E BEBIDA, NO POVOADO DE MODERNA.

Irmã do Célebre Cangaceiro Jararaca, do Bando de Lampião, Quitéria Sá, ou Quitéria Zuza como é mais conhecida no Povoado Moderna, Município de Sertânia, Sertão do Moxotó

Completará cem anos de idade no próximo dia 27 de outubro, domingo. Para celebrar o seu centenário de existência haverá uma grande festa no Povoado, com Música, poesia, entrevistas, conversas, além de muita comida e bebida, é claro.

A Festa comemorativa dos cem anos de Quitéria Sá terá como atrações músicas e poesias sobre o cangaço. Antônio Amaral, Cantor e compositor sertaniense, acompanhada da Banda Acordes fará um show de Música e poesia, com participação especial do Poeta Josessandro Andrade. Antônio trará músicas como “Cangaceiro”, vencedora do Festival de Música de Afogados da Ingazeira, No final dos Anos 1980, na voz de Chico Arruda , acompanhado do Sexteto Tamba, cujo versos musicais certamente lembrarão a aniversariante o seu irmão famoso:“

Não tenho a conta dos perigos que passei/Não faço média das vezes que já morri/ um cangaceiro mouro e bárbaro sem lei/ nos altiplanos condoreiros do Sertão/ A cor do sangue é a cor do guerrilheiro/ corpo ligeiro, olhar de corvo fatal/ Bandoleiro de batalhas nas volantes/ aço malhado ,estilhaços de um tiro/ se refez retiro no silêncio da prisão/ (...) Corisco doido, Jararaca Aluvião..”. Antônio mostrará também outras músicas de sua autoria como” Tacho de saudade”, gravada na voz de Santana e “Mulher de Invernia”, interpretada Por Flávio José, ambas em CD de César Amaral. Esta última vencedora do Forró Fest Paraíba 2005. Atração especial do Show, o poeta Josessandro Andrade declamará Poemas dos Mestres do Moxotó Como Alcides Lopes de Siqueira, Ulysses Lins, Waldemar Cordeiro e do cordelista Genival Pereira (Gato Novo- O Poeta do Povo), além de poetas contemporâneos com Hamilton Rodrigues, Jairo Araújo, Wilson Freire e Walmar, recitados no intervalo das músicas. Ele apresentará também um cordel de sua autoria dedicado a aniversariante. Haverá lançamento dos Jornal de Poesia Cabeça de Rato, que este ano completará 25 anos e participação de Poetas da SAPECAS-Sociedade dos Poetas, Escritores, Compositores de Sertânia. A atração especial da festa é a Cantora Cida Dyas, que encerará o evento com chave de ouro.

Dona Quitéria Santana é filha de Manuel Leite de Santana, (Mané Zuza) e Maria Luiza de Santana, pais adotivos de Jararaca, que o criaram, já que o mesmo era filho de um irmão de Mané Zuza. Lúcida, forte, Dona Quitéria é descrita pelos familiares, amigos e conhecidos no povoado pertencente ao Município de Sertânia como uma pessoa espirituosa, bem-humorada. “Ela ainda dança e bebe. Aliás, sempre bebeu, mas tem uma saúde de ferro”, atesta o Agrônomo Cicero Paulo Sampaio, sobrinho-neto de Quitéria Zuza. “As farras que participei nas festas com ela eram atrativas não pela bebida, mas pela inteligência e sabedoria de Tia Quitéria ”, garante Sampaio.

Há outra irmã do cangaceiro Jararaca, Germana Sá, com cerca de 80 anos. Ela e Quitéria Zuza são as que ainda restam vivas. Haviam ainda José de Sá, Tatái, falecido em 1997 e Félix Sá, que se foi há alguns anos, ambos na casa dos 90 anos, sendo que o último faleceu em um acidente de moto. Todos eles iam anualmente no dia de finados, 02 de novembro, em caravana com outros parentes visitar o túmulo do Irmão em Mossoró-RN. Os irmãos daquele que foi o cabra mais valente do bando de Lampião mantém este costume até hoje, tanto é que já estão com todos os preparativos para repetir a mesma viagem este ano, daqui há alguns dias. Além da família, a localidade faz questão de manter o vínculo com o histórico filho do lugar. No Parque aquático Oásis Nordestino, entre suas piscinas há uma estátua do famoso cangaceiro, que jorra água, espécie de bica criativa e o lugar já é Ponto turístico da região.

De acordo com O Professor João Lúcio, Secretário de Cultura e Juventude do Município de Sertânia, Jararaca é filho natural da Moderna, povoado pertencente ao Município sertaniense, mas foi registrado em Buíque, pelo fato de ser mais próximo o cartório daquela localidade. Mas a vida de Jararaca foi em solo sertaniense, a sua casa ainda está lá, conservada. “Temos todo interesse que o Município de Sertânia estreite esta relação com a Memória de Moderna e a trajetória de Jararaca. Todo, isto é, História”, afirma João. Segundo ele está sendo mantido entendimento com o agrônomo Cicero Paulo Sampaio, que é Secretário de Agricultura do Município para estudar a possibilidade de instalação de um Ponto de memória, na Casa de Jararaca, uma espécie de Museu do cangaceiro e suas origens, que se confundem com as raízes de Moderna. Cícero Paulo é proprietário do espólio de Jararaca, casa e terra. Cicero Paulo, que é um entusiasta do Turismo Rural, acrescenta que já estiveram no local, pesquisadores do Rio Grande do Norte, que fotografaram a casa, filmaram o local e entrevistaram dona Quitéria Sá e outros parentes.

JARARACA: O CABRA


José leite de Santana nasceu em Moderna, Município de Sertânia-PE, em 1901. De 1921 a 1926, serviu o Exército, em Aracaju, estado de Sergipe, tendo deixado as fileiras das Forças armadas por ter participado de uma Insurreição Militar na base onde servia. Retorna a Moderna e logo a seguir adere ao Cangaço do Capitão Virgulino Ferreira, o Lampião. Foi a grande baixa do Bando no Frustrado ataque a Mossoró. Foi cruelmente assassinado e enterrado vivo pelas forças policiais daquele Estado Potiguar, o que levou a algumas pessoas, diante de seu tamanho sofrimento, acreditarem que o mesmo tenha virado Santo. Muitas pessoas fazem promessas para o mesmo e seu túmulo é cercado de romeiros e fies que deixam nele ex-votos. Para José de Santana, mais conhecido como Gaúcho, empresário, ex-vereador e sobrinho - neto do Cangaceiro, “Jararaca é um retrato fiel da gente da Moderna, na sua rebeldia e na sua coragem., define Gaúcho.

Adendo: http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Até os dias de hoje (18 de dezembro de 2016) eu não tenho conhecimento dos pais de José Leite de Santana o ex-cangaceiro Jararaca. O tempo está passando, os seus irmãos que ainda restam, estão velhos, e se brincarmos, iremos ficar sem estas informações.

A Secretaria de Cultura de Sertânia já era para patrocinar uma possível biografia do ex-cangaceiro Jararaca, já que ele foi criado pelos pais de dona Quitéria, enquanto for tempo, depois que os seus familiares viajarem para a casa do Senhor, aí ficará difícil se conhecer mais informações do cangaceiro Jararaca.

http://sertaniavip.blogspot.com.br/2013/10/irma-do-cangaceiro-jararaca-completa.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ALUNA DE SE VENCE OLIMPÍADA NACIONAL DE PORTUGUÊS


Jucimara vence Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa / (Foto: Ascom/Seed). Jucimara Santos é discente do Colégio Estadual Gaspar Lourenço 

Jucimara vence Olimpíada Nacional de Língua Portuguesa/(Foto: Ascom/Seed) Jucimara Silva Conteira Santos, foi a vencedora da V Olímpiada Nacional de Língua Portuguesa. A premiação aconteceu na tarde desta terça-feira, 13, em Brasília (DF). A discente concorreu na última etapa com mais 38 poesias classificadas e escritas por jovens de todo o Brasil.

Na sua obra, intitulada ‘Vida de Pescador’, a aluna contou a história dos seus pais. A orientadora Irani dos Santos também havia sido classificada entre os sete textos na modalidade relato de experiência, com o título "Pescaria Literária", explicando desde a realização das oficinas no Colégio Gaspar Lourenço até a escrita do texto pela aluna.

Como prêmio, tanto Jucimara quanto a professora Irani ganharam  medalha, notebook e impressora. Já a escola foi contemplada com dez microcomputadores, uma impressora, um projetor multimídia e um telão para projeção, além de livros.

Premiação Nacional

A Olimpíada da Língua Portuguesa teve como tema "O Lugar Onde Vivemos" e premiou as melhores produções dos alunos do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio de todo o país, nas modalidades artigo de opinião, crônica, memórias literárias e poema.

Uma comissão avalia as produções inscritas por estado na primeira fase. Após serem classificados por categoria e por grau de escolaridade, os semifinalistas, juntamente com os professores orientadores, participam das oficinas regionais presenciais em outros estados. No caso do poema, ocorreu em Salvador (BA).

Os encontros da etapa regional têm por objetivo ampliar as habilidades de leitura, da escrita e do universo cultural dos alunos através do intercâmbio em capitais do Brasil. Após serem avaliados pela Comissão Regional, as produções passam por uma Comissão Nacional.

O concurso de textos é uma iniciativa da Fundação Itaú Social, através do programa Escrevendo o Futuro, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, em parceria com o Ministério da Educação, Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Canal Futura.


Fonte: Seed

http://www.infonet.com.br/noticias/educacao/ler.asp?id=194448

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVROS DO ESCRITOR GILMAR TEIXEIRA


Dia 27 de julho de 2015, na cidade de Piranhas, no Estado de Alagoas, no "CARIRI CANGAÇO PIRANHAS 2015", aconteceu o lançamento do mais novo livro do escritor e pesquisador do cangaço Gilmar Teixeira, com o título: "PIRANHAS NO TEMPO DO CANGAÇO". 

Para adquiri-lo entre em contato com o autor através deste e-mail: 
gilmar.ts@hotmail.com


SERVIÇO – Livro: Quem Matou Delmiro Gouveia?
Autor: Gilmar Teixeira
Edição do autor
152 págs.
Contato para aquisição

gilmar.ts@hotmail.com
Valor: R$ 30,00 + R$ 5,00 (Frete simples)
Total R$ 35,00

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

LIVRO - AS CRUZES DO CANGAÇO - OS FATOS E PERSONAGENS DE FLORESTA - PE.

Por Marcos De Carmelita Carmelita


Bilhete escrito por Lampião enviado ao fazendeiro florestano, Cantidiano Valgueiro Barros, proprietário das fazendas Tabuleiro Cumprido e Barra da Forquilha, com a transcrição de Adália Valgueiro, neta de Cantidiano.

Adália Valgueiro, neta de Cantidiano.

Fonte: facebook
Página: Marcos De Carmelita Carmelita
Grupo: Ofício das Espingardas

https://www.facebook.com/groups/545584095605711/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ASCRIM/PRESIDENCIA – FELIZ ANIVERSÁRIO - OFÍCIO Nº 312/2016


MOSSORÓ(RN), 17.DEZEMBRO.2016,

PREZADAS ASSOCIADAS ATIVAS DA ASCRIM

M.D. CULTORAS LITERATAS, SENHORAS ESCRITORAS MOSSOROENSES:

-VANDA MARIA JACINTO,(ANIVERSARIANTE NO DIA 15.12.2016)

-TANIAMÁ VIEIRA DA SILVA BARRETO,(ANIVERSARIANTE NO DIA 17.12.2016)
  
SABEMOS QUE A MELHOR FORMA DE PRESENTEAR UM ANIVERSARIANTE É LEMBRAR A DATA DO SEU NATALÍCIO. POR MOTIVOS DE ORDEM SUPERIOR, ALHEIOS A NOSSA VONTADE, NÃO PUDEMOS FAZER ISSO NA EPOCA CERTA. ACEITE NOSSAS SINCERAS DESCULPAS.

NEM PORISSO DEIXAMOS DE PARABENIZÁ-LAS VANDA MARIA JACINTO E TANIAMÁ VIEIRA DA SILVA BARRETO PELA PASSAGEM DOS SEUS NASCIMENTOS OCORRIDOS RESPECTIVAMENTE EM 15.12 E 17.12.

ACEITEM NOSSO PROFUNDO RECONHECIMENTO POR FAZEREM PARTE DA NOSSA ASCRIM, MOMENTO EM QUE CONCATENAMOS DESEJAR PERENES VOTOS DE PAZ, SAÚDE, AMOR E CONTÍNUO SUCESSO LITERÁRIO, PROPAGANDO-SE EM CADA ANIVERSÁRIO DA SUAS VIDAS, JUNTO AOS AMIGOS, FAMILIARES E NOSSO CORPO ASCRIMIANO, COM AS BÊNÇÃOS DO ONISCIENTE.

PARABÉNS E CONTINUEM FESTEJANDO A FELICIDADE DO ANIVERSÁRIO.

SAUDAÇÕES ASCRIMIANAS,

FRANCISCO JOSÉ DA SILVA NETO
-PRESIDENTE DA ASCRIM-

MILTON MARQUES DE MEDEIROS
-VICE-PRESIDENTE DA ASCRIM-

C/CÓPIA PARA OS PRESIDENTES DE ACADEMIAS DE LETRAS,
C/CÓPIA PARA OS PRESIDENTES DE ENTIDADES CULTURAIS CONGÊNERES,
C/CÓPIA PARA OS CANDIDATOS A POTENCIAIS ASSOCIADOS DA ASCRIM.
C/CÓPIA PARA OS ASSOCIADOS DA ASCRIM,

Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogodmendesemendes.blogspot.com

ENTREVISTA COM OS EX-CANGACEIROS MORENO E DURVINHA NO PROGRAMA "DEDO DE PROSA" NA TV HORIZONTE/MG.

Por Geraldo Júnior

Chegando mais um documentário sobre o casal cangaceiro Durvinha e Moreno. Trata-se de uma entrevista concedida pelo casal ao programa "Dedo de Prosa" da TV Horizonte/MG.

Quero agradecer diante mão à Neli Maria da Conceição (Lili Neli), filha do casal Moreno e Durvinha, por ter me concedido esse material que agora compartilho com todos (as) vocês.

Esse vídeo está sob minha posse já há algum tempo, porém, esses materiais (vídeos/fotos) antes de serem exibidos precisam passar por uma rigorosa edição para que a qualidade de som e imagem sejam melhoradas e chegue até vocês com a melhor definição possível.

Espero que todos (as) vocês assistam, curtam e compartilhem nossos trabalhos, pois agindo dessa forma estarão colaborando para a divulgação do nosso trabalho e consequentemente com a divulgação da nossa história e cultura.

https://www.youtube.com/watch?v=o_S7rnzn72s&t=3s

Publicado em 17 de dez de 2016
Entrevista com casal de ex-cangaceiros Moreno e Durvinha no Programa "Dedo de Prosa" na TV Horizonte/MG.

Durante a entrevista Moreno e Durvinha falam sobre suas vidas passadas e do tempo em que fizeram parte do bando do célebre cangaceiro Lampião.

IMPERDÍVEL.
Categoria
Licença
Licença padrão do YouTube

Bom dia para todos (as).
Geraldo Antônio de Souza Júnior (administrador do grupo)

https://www.facebook.com/groups/ocangaco/1408924602453987/?notif_t=group_activity&notif_id=1482015125349763

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

RELEMBRANDO MOSSORÓ

Por Lindomarcos Faustino

ADQUIRA JÁ O LIVRO DO "RELEMBRANDO MOSSORÓ", AO PREÇO DE 50,00 REAIS PARA TODO LUGAR DO BRASIL!

Fonte: facebook

https://www.facebook.com/groups/768856323197800/1147504291999666/?notif_t=like&notif_id=1481998410745825

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

ERA UM GAROTO, FEZ-SE HOMEM - EZEQUIEL, CODINOME PONTO FINO

Por Raul Meneleu Mascarenhas

Era um menino,
Que em rapaz se transformou,
Ezequiel era seu nome,
Ponto Fino se tornou,
Era irmão de sangue,
Do valente Lampião.

Menino estou lhe vendo,
Sua família e seu trabaio,
A canalha desalmada,
Lhe levou pro outro lado,
E com raiva e irado,
Largou ali mermo o arado.

O cangaceiro mais amado
O também mais odiado,
Do imenso sertão.
Enfiado na caatinga,
Foi se ajuntar
A seu mano Lampião.

Era menino ligeiro,
No suvaco o mosquetão
Botava o olho e atirava,
A queda era certeira,
Atirava nos macaco,
Que pulavam no sertão.

(Raul Meneleu)

Ezequiel cognominado "Ponto Fino", nascido no ano de 1908.
Com a morte de Livino e Antônio, entrou em 1927 no cangaço com 19 anos no grupo de seu irmão Lampião. 

O apelido foi motivado por sua grande pontaria, rápida e segura.

Era bastante inteligente e de uma valentia desassombrada. Seria na certa, com o tempo, o sucessor de Lampião, segundo a opinião de Luís Pedro, que era lugar-tenente de Lampião.

Morreu valentemente em combate na Várzea do Touro, Bahia, em 1932 aos vinte e três anos de idade.

Fonte: Lampião, seu tempo e reinado. Frederico Bezerra Maciel. Pg 111

Perguntas:

1 - Existe sepultura?
2 - Se existe, onde?
3 - Quem o matou? (Volante)
4 - Cotaram-lhe a cabeça?

Não sei as respostas dessas quatro perguntas.


O historiador e pesquisador Voltaseca Volta respondendo minhas indagações sobre EZEQUIEL, disse: São interessantes, as perguntas, vejamos: 

Ao amigo Raul Meneleu Mascarenhas

 1º) Ele morreu no combate da Lagoa do Mel, também chamado de Touro ( para uns), em Paulo Afonso-BA, no dia 24 de abril de 1931, em confronto com a volante baiana do Ten. Arsênio, que deu uma rajada de metralhadora;

 2º) Seu corpo, foi enterrado no meio do mato, visando despistá-lo da polícia, mas, posteriormente, foi descoberto, e sua cabeça / crânio foi levado para Salvador-Ba, onde, inclusive, foi fotografado e exibido em jornal...

3º) Creio que, hoje, não mais existirá a sepultura do mesmo....O incansável pesquisador/escritor JOÃO DE SOUSA LIMA, ainda chegou a fazer foto e entrevista com o senhor, que desenterrou os ossos, obrigado pela polícia;

 4º) Abaixo, foto da antiga LAGOA DO MEL, que como o tempo, foi aterrada, e, hoje, é um lote de terra bem cultivado, só existindo a presença de GRANDES PEDRAS, que são originárias do seu entorno..... 


Voltaseca Volta: O crânio de EZEQUIEL (Ponto Fino), um chapéu e dois punhais de CATINGUEIRA, que foram expostos, em Salvador-BA, e, posteriormente, publicados pela A NOITE ILUSTRADA, na edição de 06 - 10 - 53...confira ABAIXO, Raul Meneleu Mascarenhas e Francimary Oliveira...Abraço Volta Seca
  

Raul Meneleu Mascarenhas: Como sempre o amigo Voltaseca Volta com bastante dinamismo e conhecimento nos auxilia nesse maravilhoso tema que é o Cangaço. Valeu grande pesquisador!

http://meneleu.blogspot.com.br/2014/10/era-um-garoto-fez-se-homem-ezequiel.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com